Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
26/05/2021 | 17:25 - Amazonas / Educação

Profissionais da Educação da Prefeitura de Manaus participam de jornada pedagógica para início das aulas híbridas

Foto - Cleomir Santos / Semed

Gestores, professores e pedagogos, da Prefeitura de Manaus participam, até sexta-feira, 28/5, da 2ª Jornada Pedagógica 2021, antes do início das aulas híbridas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o tema do ano letivo “Família e Escola: construindo a excelência na educação em prol de uma Manaus melhor para se viver”, o evento iniciou nesta quarta-feira, 26/5, de forma remota, pela plataforma Google Meet.
   
O objetivo da jornada é socializar as orientações pedagógicas e técnico-administrativas para o desenvolvimento das aulas híbridas, considerando a atipicidade do momento e o planejamento para o desenvolvimento de aulas nas unidades de ensino da rede municipal de Manaus.
 
De acordo com o diretor de Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Bezerra, o encontro ocorre devido a necessidade do retorno das aulas na rede municipal.
 
“A secretaria percebeu essa necessidade de realizarmos mais uma jornada para os professores, tendo em vista que a nossa primeira foi sobre o retorno e agora estaremos voltando às atividades de forma semipresencial, pois já atuamos on-line. A jornada é justamente para tratarmos a respeito das diretrizes e técnicas pedagógicas a serem trabalhadas nesse período híbrido”, pontuou.
 
O encontro também conta com a participação de servidores do departamento da Gestão Educacional (Dege), da Divisão Geral dos Distritos (DEGD) da Semed, além dos assessores, coordenadores, gerentes e chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal de ensino.
 
A gerente pedagógica da DDZ Leste 2, Izânia Souza, afirmou que a programação da jornada atende às recomendações do Dege. “É de suma importância que todos estejam diretamente envolvidos neste momento de acolhida da jornada, para que possam planejar e alinhar as questões pedagógicas, assim como as formas de prevenção à Covid-19 nesse atendimento semipresencial. É um momento ímpar para a Semed, que tem elaborado com muito cuidado as diretrizes pedagógicas, tudo seguindo o que almeja o prefeito David almeida”, contou.
 
Segundo a professora do 1º ano do ensino fundamental, Liz Aldicia Campos, da escola municipal Professor José Wandemberg Ramos Leite, bairro Japiim I, zona Sul, é de extrema importância o evento, para ajudar os educadores sobre essa questão do retorno.
 
“As informações discutidas no encontro são inerentes ao processo de retorno das aulas, que são de suma importância, no que se refere à segurança dos professores, profissionais do setor administrativo, crianças e pais. As orientações têm sido repassadas de forma clara, intensificando os esforços que a nossa escola tem realizado para cumprir todas as normas de segurança”, completou. 
 
Programação

A programação da jornada pedagógica começou no início do mês nas DDZs com os chefes das divisões, gerentes e assessores pedagógicos. Após isso, as DDZs realizaram com os gestores e pedagogos das escolas em cada divisão. Por fim, o encontro final ocorre agora com os professores, via remota, nos três turnos.
 

A Prefeitura de Manaus sabe da importância dessa ação e entende como necessária, garantindo o suporte mesmo que de forma virtual, subsidiando as DDZs, creches municipais, Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs), Escolas Municipais e Centros Integrados Municipais de Ensino (CIMEs), estratégias educativas para continuidade dos trabalhos em 2021, em que serão apresentadas diretrizes e orientações, bases legais para as unidades de ensino do município. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2021 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença