Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
22/04/2021 | 16:10 - Amazonas / Notícias

Prefeitura faz busca ativa de pessoas em atraso com a segunda dose da vacina

Divulgação

Prefeitura de Manaus inicia nesta sexta-feira, 23/4, um trabalho de busca ativa para sensibilizar as pessoas que receberam a primeira dose, mas que ainda não compareceram aos postos de vacinação na data marcada para completar o ciclo de imunização contra a Covid-19. Levantamento feito pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira, 20, aponta que 7.361 usuários ainda não cumpriram o ciclo de proteção contra a doença com a segunda dose da CoronaVac/Butantan.
O trabalho será realizado com o apoio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), órgão ligado à Casa Civil, que montou a estrutura para que servidores entrem em contato com os usuários faltosos por telefone.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, alerta sobre a importância das pessoas em atraso fecharem o ciclo de imunização contra a Covid-19, comparecendo a um dos sete pontos de vacinação espalhados em todas as zonas de Manaus no horário das 9h às 16h. “Aquelas pessoas em atraso com a segunda dose precisam saber que só ficarão imunizadas ao concluir todo o processo de vacinação. Estamos seguindo a determinação do prefeito David Almeida, que assumiu o compromisso de proteger os manauenses”, pontua.
Shádia Fraxe destaca que as vacinas contra a Covid-19 são a forma mais segura de controlar e baixar os índices de casos da doença em Manaus. “As vacinas, somadas ao uso de máscara, lavagem das mãos, uso do álcool em gel e medidas de restrição de circulação, são a forma mais segura de evitar a disseminação da doença, por isso é importante que os parentes, amigos e demais pessoas próximas, lembrem ao usuário em atraso, que é fundamental receber a segunda dose”, recomenda. 
O superintendente do CCC, Sandro Diz, afirma que a gestão municipal está alinhada com o compromisso de proteger a população contra a Covid-19. “A orientação do prefeito David Almeida é que a gestão trabalhe sempre mais unida possível, visando a população, e por isso o CCC entra nesse novo momento da vacinação como um apoio a mais”, afirma.
 
Prazos
São considerados em atraso, aqueles usuários que tomaram a primeira dose da CoronaVac/Sinovac ou da AstraZeneca/Oxford e não compareceram aos postos de vacinação na data indicada pela Semsa. Os fabricantes recomendam que a segunda dose seja aplicada no prazo de até 28 dias para a CoronaVac e de 84 dias para a AstraZeneca.
Para organizar o atendimento, evitando aglomerações e reduzindo o tempo de espera, a Semsa faz o agendamento eletrônico da segunda dose pelo sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/). No entanto, o usuário que não tem cadastro, pode verificar a data indicada na carteira de vacinação e ir diretamente ao posto para receber a vacina.
Os que perderam a data, seja a indicada pelo Imuniza, seja a da carteira, podem e devem receber a segunda dose, bastando procurar um dos postos da Semsa. “A recomendação do Ministério da Saúde é para que o esquema vacinal seja concluído, ainda que com atraso”, reforça a secretária Shádia Fraxe.
Oito postos de vacinação funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h, sendo que o da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Centro-Sul, é ponto exclusivo para trabalhadores de saúde.
 
Postos para a segunda dose
 
Zona Norte
 
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola - rua Gandu, 119, Cidade Nova.
 
Terminal de Integração 6 - avenida Comendador José Cruz, bairro Lago Azul.
 
Zonas Sul e Centro-Sul
 
Escola de Enfermagem da Ufam - rua Teresina, 495, Adrianópolis (exclusivo para profissionais de saúde)
 
Centro Cultural dos Povos da Amazônia - avenida Silves, 2.222, Crespo.
 
Universidade Paulista (Unip) - avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro.
 
Zona Leste
 
Clube do Trabalhador do Sesi-AM - avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José
 
Zona Oeste
 
Balneário do Sesc-AM - avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto.
 

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) – avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2021 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença