Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
03/11/2020 | 14:20 - Brasil / Notícias

Espuma desenvolvida por bombeiros do DF é finalista de prêmio de inovação

Foto: Divulgação / Bombeiros

Líquido usado no combate a incêndios custa um terço do valor de produto importado pela corporação

 
Militares com formação em física, química, matemática e engenharia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) desenvolveram um novo tipo de espuma para combate a incêndios. A versão brasiliense é mais barata do que o produto até então importado pelos militares. Por causa da maior eficiência, a corporação é finalista do 24º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
 
Com os recursos que dispõem hoje, os bombeiros produzem 150 litros do produto em dois dias, mas o objetivo é chegar a mil litros semanais. O custo atual de 20 litros da espuma importada pela corporação para uso nas operações é de R$ 1.080. A espuma experimental é mais econômica e sai a R$ 340. 
 
O protótipo da espuma já era estudado pelos bombeiros desde 2016. Eles testaram várias proporções de insumos para chegar ao resultado final, que já é utilizado em treinamentos e para manutenção de viaturas. Os carros possuem um compartimento que armazena espuma e água, que são misturados por meio de um sistema específico, para gerar a combinação usada para extinguir chamas.

Correiobraziliense 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2021 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença