Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
02/07/2020 | 21:05 - Amazonas / Cidades

Centro de Cooperação da Cidade chega aos 90% da obra física concluída e é oficializado em lei municipal

Fotos – Alex Pazuello / Semcom

 
 
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, oficializou a criação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), por meio de lei municipal publicada na edição 4872 no Diário Oficial do Município (DOM). A estrutura, com obra física que já alcança 90% de execução, é considerada o marco do programa Cidade Inteligente e fica no cruzamento das avenidas Efigênio Sales e Umberto Calderaro Filho, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e irá integrar o trabalho de diversas secretarias municipais, dando maior celeridade às demandas da capital.
 
“É uma obra com a qual sonhei, lá atrás, e um grande passo para a Manaus inteligente que tanto falo. A solução de dilemas cotidianos vai ser encontrada de forma mais ágil, pois vamos monitorar, em tempo real, setores como trânsito, transporte, saúde, obras, educação, meio ambiente e áreas de risco. Com a entrega do CCC, a capital da nossa Amazônia vai ganhando, cada vez mais, ares de metrópole. É um passo rumo ao futuro e à evolução”, destacou o prefeito Arthur Neto ao assinar a sanção da lei, no hospital Adventista de Manaus, onde segue em tratamento da Covid-19.
 
Dirigido por um superintendente a ser nomeado, o Centro de Cooperação da Cidade será vinculado à Casa Civil e atuará na ocorrência de crises de urgência e emergência, mobilizando equipes e recursos necessários, divulgando, inclusive, informações aos veículos de comunicação. Ainda segundo a lei municipal, no local, reuniões estratégicas também serão feitas para proposição de planos de gestão e operação, geração de dados, além de gerenciamento de riscos e mudanças de planejamento.
 
O projeto de construção do CCC foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), cujo diretor-presidente, Cláudio Guenka, visitou o local nesta quinta-feira, 2/7, e destacou o fator de inovação do projeto. “Ousamos dizer que é um dos melhores centros já instalados no Brasil, onde o prefeito Arthur Virgílio e seus sucessores vão dispor de uma ferramenta muito útil para socorrer a população de Manaus”, declarou.
 
Atualmente, as equipes que trabalham na construção do CCC se concentram em detalhes finais, como a instalação da subestação, da estação de tratamento e o assentamento do piso. A previsão é que a estrutura física seja concluída ainda no início de agosto.
 
Já o planejamento tecnológico é coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). O subsecretário da pasta, Richard Douglas, também acompanhou a visita e frisou que, após a conclusão das obras, os equipamentos serão instalados no local. “Nove projetos para aquisição dos equipamentos estão em fase de licitação e, a partir do vencimento das empresas e do término da construção, vamos recebê-los e acompanhar a instalação”, ressaltou.
 
O sistema que integrará as informações do poder público municipal é chamado de software de inteligência e vai unir dados de secretarias partindo do conceito de atendimento que, hoje, elas já fazem, porém de forma separada. O monitoramento da cidade vai ser feito por meio de câmeras espalhadas em todas as zonas. A entrega completa do Centro de Cooperação da Cidade está prevista para outubro, já com todos os sistemas operando.
 

Texto – Alan Marcos Oliveira / Semcom 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença