Amazônia Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
05/02/2020 | 12:20 - Amazonas / Tecnologia

AM. Torneio SESI de Robótica tem início nesta sexta-feira

Divulgação

Estimulados a criar soluções inovadoras para questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais e entre outros problemas relacionados as cidades, alunos de nove a 16 anos em equipes de dois a 10 integrantes são avaliados em uma série de missões que envolvem Design do Robô, Desafio do Robô, Core Values (valores da equipe) e Projeto de Inovação.

 

O desafio de construir cidades cada vez melhores para o futuro está nas mãos de 300 competidores da etapa regional norte do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), a ser realizada na próxima sexta-feira e sábado, 7 e 8, no SESI Clube do Trabalhador. Com o tema City Shaper (Cidades Inteligentes), 29 equipes de escolas públicas e privadas do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima irão competir no torneio. Além das competições, o evento irá oferecer programação diferenciada e entrada gratuita para o público em geral.

Estimulados a criar soluções inovadoras para questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais e entre outros problemas relacionados as cidades, alunos de nove a 16 anos em equipes de dois a 10 integrantes são avaliados em uma série de missões que envolvem Design do Robô, Desafio do Robô, Core Values (valores da equipe) e Projeto de Inovação.

O torneio, além da competição entre as 30 equipes participantes da região norte, irá contar com oficinas gratuitas de robótica em horários diferenciados, duas palestras, “Lean Startup”, que será feita pela engenheira química Larissa Queiroz, e “Como transformar uma ideia em negócio”, pela líder de inovação da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Clarissa Oliveira. Também haverá apresentação e experimentos com a equipe de cientistas do grupo “Ciência em Show”, e exposição de filmes e jogos interativos, além dos treinos e rounds das competições de robótica participantes do Torneio.

O SESI Amazonas está participando da etapa norte da FLL com nove equipes de Escolas SESI da capital e do interior. Com projetos inovadores, os estudantes trazem soluções de problemas ligados a melhorias da mobilidade urbana, energia sustentável, limpeza dos rios, coleta de lixo, redução do consumo energético e revitalização de espaços públicos.

As Escolas SESI irão competir com equipes do 3º Colégio Militar da Polícia Militar, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Escola Municipal Jorge de Rezende Sobrinho, Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann, além da escola campeã da última etapa regional, o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da prefeitura municipal de Boa Vista (RR).

As equipes que tiverem melhor desempenho nas avaliações da etapa regional norte do Torneio SESI de Robótica FLL da temporada City Shaper 2019/2020 irão para etapa nacional da competição que será nos dias 6, 7 e 8 de março em São Paulo (SP).

 

Veja programação da Etapa Regional Norte - Torneio de Robótica:

 

Ø 1º dia - Sexta-feira (7)

Ginásio

7h30 – Check in das equipes e decoração dos pits, chegada dos juízes

10h – Cerimônia de abertura

11h às 12h – Início oficial das competições

13h20 às 17h30 – Competição

Salão de Eventos

9h às 10h – Palestra com a engenharia química Larissa Queiroz do Instituto Creathus. Tema: Lean Start Up

11h às 12h – Palestra com a Clarissa Oliveira, líder de Inovação da Semtepi. Tema: Como transformar uma ideia em negócio.

Exposição de filmes

Jogos interativos

Ø 2º dia- Sábado (8)

Ginásio

8h – Início das competições oficiais

14h20 – Partidas semifinais

15h – Finais

15h20 – Show Ciência em Show

16h – Cerimônia de premiação e encerramento

· Programação Oficina de Robótica no hall

10h às 11h - 14h às 15h -15h às 16h

 

Inscreva-se gratuitamente nas oficinas pelo site: https://tinyurl.com/syja2rn

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença