Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
22/01/2020 | 14:39 - Amazonas / Cidades

AM. Presidente do TRF da 1ª Região inaugura 9ª vara da Seção Judiciária do Amazonas

Vivian França

A solenidade realizada no anfiteatro Cacique Ajuricaba, localizado na sede da Seccional, foi prestigiada por diversas autoridades locais e contou com as presenças do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, da Coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, em exercício, Daniele Maranhão, e do Presidente da AJUFE, Juiz Federal Fernando Marcelo Mendes.

 

 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Federal Carlos Eduardo Moreira Alves, e a Diretora do Foro da Seção Judiciária do Amazonas, Juíza Federal Dra. Jaiza Maria Pinto Fraxe, inauguraram nesta segunda-feira (20/01), a 9ª vara federal da Justiça Federal no Amazonas.

A solenidade realizada no anfiteatro Cacique Ajuricaba, localizado na sede da Seccional, foi prestigiada por diversas autoridades locais e contou com as presenças do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, da Coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, em exercício, Daniele Maranhão, e do Presidente da AJUFE, Juiz Federal Fernando Marcelo Mendes.

Após a leitura e assinatura da ata de instalação da vara, a Diretora do Foro, Dra. Jaiza Fraxe, falou sobre o momento de mudança de algumas varas federais e a agradeceu ao Tribunal pelo apoio dado à Seção Judiciária do Amazonas para que a vara que estava em Tefé/AM permanecesse no Amazonas. A Diretora do Foro reiterou ainda o agradecimento da Justiça Federal do Amazonas ao Ministro Mauro Campbell, que esteve presente em todo o processo de crescimento e expansão da Justiça Federal no Estado. "Após quase 53 anos de instalação da 1ª vara, hoje a Justiça Federal no Estado recebe mais uma vara. Atualmente o Amazonas ocupa um dos primeiros lugares no ranking do índice de defasagem de vara do Conselho Nacional de Justiça. Mas tenho certeza que com o apoio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região nós vamos conseguir muito mais", disse a Diretora.

Na sequência, o Ministro Mauro Campbell fez um breve pronunciamento e falou da importância da instalação da 9ª vara federal para os cidadãos da Amazônia, em especial aos jurisdicionados tantas vezes tratados como jurisdicionados de segunda classe e que relutam em aceitar um tratamento tão anti-isonômico com que a Seção Judiciária do Amazonas é tratada ao longo de décadas. "É desumano e irreal imaginar que em locais como a Amazônia, onde a densidade demográfica é e deve permanecer baixa, sua pequena população tenha que viver e conviver com o fluxo de narcotraficantes internacionais e de outros tantos criminosos de elevada periculosidade formadores de organizações criminosas tudo porque os estatísticos fazem uma análise obtusa de nossa realidade. Por isso quero deixar registrado nosso eterno preito de gratidão à Vossas Excelências pela mantença da 9ª vara aqui em Manaus e da vara de Tabatinga", registrou o Ministro.

Em seu discurso o Presidente, Desembargador Federal Carlos Eduardo Moreira Alves falou sobre o movimento de mudança de varas e a transformação em Unidades Avançadas de Atendimento. "A ideia do Tribunal Regional Federal da 1ª Região é antes de enfraquecer, fortalecer Tefé com o movimento efetivo e não apenas com números que mostram o ideal mas não mostram uma realidade. Nosso empenho é para que esse movimento não retire ao menos das seções judiciárias as varas que lhes pertencem e são necessárias", pontuou o presidente.

Compuseram a mesa de honra: a Coordenadora em exercício, dos Juizados especiais Federais da 1ª Região, Desembargadora Federal DANIELE MARANHÃO; o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, AJUFE, FERNANDO MARCELO MENDES; o Juiz Federal Titular da 9ª Vara Federal DIEGO LEONARDO ANDRADE DE OLIVEIRA; a Procuradora Chefe do Ministério Público Federal do Amazonas MICHÈLE DIZ Y GIL CORBI; o Representante do Conselho Federal da OAB, Conselheiro ANIELLO AUFIERO.

Sobre a 9ª Vara Federal

A 9ª vara federal da Seção Judiciária do Amazonas tem competência cível e está instalada no 2º andar do Edifício Rio Negro, localizado na Av. André Araújo, nº 25 - Aleixo, Manaus-AM. A vara receberá parte dos acervos da 1ª e 3ª varas cíveis da Seccional. O Juiz Federal Titular Diego Leonardo Andrade de Oliveira está à frente da 9ª vara e conta, inicialmente, com o efetivo de servidores removidos de Tefé.

 

 Assessoria de Imprensa

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença