Amaz鬾ia Assembleia Legislativa do Amazonas Bras韑ia C鈓ara Municipal de Manaus Cidades Ci阯cia Cotidiano Economia Educa玢o Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
01/08/2019 | 21:15 - Tocantins / Economia

TO. Governadores da Amaz鬾ia Legal discutem Fundo Amaz鬾ia e Cons髍cio Interestadual em Palmas, no Tocantins

Divulga玢o

mais uma importante oportunidade de n髎, governadores, discutirmos os assuntos de interesse dos estados. N髎 estamos cada vez mais unidos em defesa do desenvolvimento da nossa regi鉶, disse o governador Wilson Lima, que chegou ao Tocantins na noite desta quinta-feira (01/08), depois de cumprir agenda em Coari, no interior do Amazonas.

Governadores da Amazônia Legal discutem Fundo Amazônia e Consórcio Interestadual em Palmas, no Tocantins

O governador Wilson Lima e os governadores do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia e Tocantins, além de secretários de Estado e técnicos de Governo, participam do 18ª Fórum de Governadores da Amazônia Legal nesta sexta-feira (02/08) em Palmas, capital do Tocantins.

É mais uma importante oportunidade de nós, governadores, discutirmos os assuntos de interesse dos estados. Nós estamos cada vez mais unidos em defesa do desenvolvimento da nossa região, disse o governador Wilson Lima, que chegou ao Tocantins na noite desta quinta-feira (01/08), depois de cumprir agenda em Coari, no interior do Amazonas.

No evento, os governadores vão debater o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região e também o alinhamento do planejamento estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal para este segundo semestre.

Além disso, os governadores vão discutir na pauta da Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, planejamento estratégico, proposta de cooperação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), implementação da carteira de projetos, acompanhamento da agenda de trabalho das câmaras setoriais, assuntos administrativos, elaboração do Estatuto e a Carta de Palmas.

Câmaras Setoriais - O evento começou nesta quinta-feira (01/08) com a reunião dos secretários nas Câmaras Setoriais. Na delegação do Amazonas estão nas discussões Rodrigo Tobias (Susam), Luiz Castro (Seduc), Eduardo Taveira (Sema), Louismar Bonates (SSP-am) e Daniela Assayag (Secom) e Jorio Veiga (Seplancti).

As Câmaras Setoriais (Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Segurança Pública) elaboraram um plano de ação setorial para o 2º semestre de 2019.

"O principal objetivo do grupo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vinculado ao Fórum de Governadores, foi de encontrar soluções para que os ativos ambientais do estado, como os serviços ambientais, por exemplo, sejam um importante pilar para economia da Amazônia. Temos a maior porção de floresta continua do mundo e para que a conservação ambiental da floresta seja efetiva, além do comando em controle, necessitamos avançar nas bases econômicas e sociais do desenvolvimento regional. Para isso, uma economia de base florestal é fundamental para o futuro sustentável da nossa região", comentou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Programação - Nesta sexta-feira (02/08), os chefes de Estado serão recepcionados pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, durante um café da manhã no Palácio Araguaia, em Palmas. Em seguida, eles fazem a 2ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Amazônia Legal, com a presença dos Conselheiros, onde serão tratados assuntos internos e deliberações da pauta do conselho de administração e câmaras setoriais.

Os governadores também vão reunir com conselheiros e representantes da Cooperação Internacional e, em seguida, anunciam as deliberações da Assembleia Geral, apresentam o Planejamento Estratégico e assinam a Carta de Palmas.

Fórum

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, sendo o estado do Pará o primeiro anfitrião do evento. O objetivo é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região. Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estado que é levada à sociedade civil e aos Poderes constituídos.
 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença