Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
11/09/2019 | 22:59 - Amazonas / Assembleia Legislativa do Amazonas

Sessão Especial de 60 anos da Faud celebra o esporte e a educação

Elisa Garcia

Sandro, assim como atual presidente da Faud, professora Lilian Rodrigues Valente, pediram apoio da deputada Alessandra para articular junto ao Governo a retirada da Sejel da proposta de reforma administrativa. A secretaria de Esportes pode ser fundida com a Seduc, se transformando num departamento. Ex-titular da Sejel, Alessandra garantiu que vai se empenhar para que o esporte educacional, de participação e de alto rendimento continuem tendo apoio do Poder Executivo.

 

A Federação Amazonense Universitária de Desportos (Faud) festejou os seus 60 anos de história com uma Sessão Especial que celebrou os valores do esporte e da educação. Proposta pela deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), a atividade reuniu dirigentes, atletas e profissionais da Educação Física e outras áreas no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na tarde desta quarta-feira (11).

A Faud foi criada no dia 14 de setembro de 1959 na Universidade do Amazonas, antiga denominação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A entidade foi pioneira no esporte amazonense, colaborando com a difusão de diversas modalidades. A Faud foi a primeira entidade a realizar uma competição oficial de handebol no Amazonas. A federação também esteve presente em todas as edições dos Jogos Universitários Brasileiros realizados até o momento.

A autora da propositura enfatizou a importância da Faud para o desenvolvimento do esporte no Amazonas e também da formação dos atletas em suas respectivas instituições de ensino superior. Alessandra se disse muito honrada por realizar a cerimônia na sede do Legislativo em reconhecimento à história da Faud.

“Esses 60 anos não poderiam passar em branco nessa Casa Legislativa, pois a história da Faud se confunde com a história do esporte amazonense. Hoje, em especial, eu acho que a Faud volta a viver um belo momento, a gente tem tido conquistas, apesar do pouco apoio que teve ao esporte local nos últimos quatro anos, um período de turbulência política no Estado”, comentou a deputada Alessandra.

O atleta Sandro Viana, medalha de bronze na prova dos 100 metros rasos na Universíade de 2005 – maior conquista do esporte universitário do Amazonas até hoje -, relembrou as dificuldades que enfrentou antes de se tornar um dos gigantes do esporte brasileiro.

“É uma história bem interessante. Foi a primeira vez que saí de Manaus para tentar um voo maior no esporte. Para sair de Manaus eu vendi todas as coisas que eu tinha, eu sobrevivi cinco meses com R$ 6,50 por dia. Passados cinco meses a gente conseguiu conquistar a vaga para o Campeonato Mundial, sem saber o que ia acontecer”, contou Sandro, acrescentando que não tinha sequer um tênis para participar da cerimônia de abertura da Universíade.

Sandro, que foi atleta universitário como bolsista da Nilton Lins, também foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (Rio 2007 e Guadalajara 2011) na prova do revezamento 4x100m rasos. O ídolo amazonense aguarda ansioso pelo recebimento do bronze olímpico dos Jogos de Pequim 2008.

Sandro, assim como atual presidente da Faud, professora Lilian Rodrigues Valente, pediram apoio da deputada Alessandra para articular junto ao Governo a retirada da Sejel da proposta de reforma administrativa. A secretaria de Esportes pode ser fundida com a Seduc, se transformando num departamento. Ex-titular da Sejel, Alessandra garantiu que vai se empenhar para que o esporte educacional, de participação e de alto rendimento continuem tendo apoio do Poder Executivo.

 

 

Homenageados com placa:

Federação Amazonense Universitária de Desportos (Faud)

Roberto Gesta de Melo (ex-presidente da Faud e um dos maiores dirigentes da história do atletismo brasileiro, sul-americano e mundial)

Walmir Prado de Alencar (dirigente histórico do handebol)

 

Homenageados com certificados:

José Luiz Ribeiro (1º presidente da Faud)

Reinaldo Fernandes Neves Filho (6º presidente da Faud)

Eduardo Monteiro de Paula (7º presidente da Faud)

Taner Freire de Verçosa (8º presidente da Faud)

Edson Rosas Júnior (11º presidente da Faud)

Almir da Silva Liberato (12º presidente da Faud)

Walmir da Silva Frazão (13º presidente da Faud)

Lúcio Gláucio Mendonça (14º presidente da Faud)

Reinaldo Charles da Costa Thompson (16º presidente da Faud)

Lilian Rodrigues Valente (17º presidente da Faud) 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença