Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
25/05/2019 | 19:33 - Roraima / Eventos

RR. Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí realiza primeira Feira Cultural

Alex Paiva - ALERR

Ao lado, os moradores de Caracaraí recebiam informações sobre a Inglaterra, tema pesquisado pela turma de Inglês básico, além de comerem bolo de laranja acompanhado do tradicional chá da tarde. Esta língua chamou a atenção da estudante de 19 anos Ana Gabrielly, cursista também de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

 

A rua Presidente Kennedy, da cidade de Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, se transformou em um espaço de conhecimento durante a realização da I Feira Cultural do Núcleo da Assembleia Legislativa da região, no final da tarde de sexta-feira (24). Cerca de 400 alunos, das mais diversas modalidades, expuseram habilidades e informações adquiridas na sala de aula.

O local foi dividido para apresentações musicais do Coral, em conjunto com o Balé e alunos de Inglês e Espanhol. Havia ainda estandes voltados a demonstrações culturais. O curso de Espanhol, por exemplo, levou iguarias do México, como tacos e bebidas tradicionais da região. A dona de casa Zeneide Monteiro vestiu-se a caráter para entrar de vez no clima da Feira Cultural. Ela mora na sede, mas contou com orgulho ser do Baixo Rio Branco.

“De lá pra cá ,sede de Caracaraí, na cheia do rio, a viagem é de 24 horas. Na seca dura uns seis dias. Lá não temos oportunidades como essa aqui”, frisou Zeneide.

Ao lado, os moradores de Caracaraí recebiam informações sobre a Inglaterra, tema pesquisado pela turma de Inglês básico, além de comerem bolo de laranja acompanhado do tradicional chá da tarde. Esta língua chamou a atenção da estudante de 19 anos Ana Gabrielly, cursista também de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Focada na qualificação para o mercado de trabalho, acredita que o Inglês ajudará a abrir portas. “O inglês sempre me chamou muito a atenção, principalmente por ser uma língua Universal. Dizer que sabe falar inglês dá um destaque”. Já Libras, o motivo foi outro, pois na igreja frequentada por ela há uma pessoa surda e ela usará este conhecimento para ajudá-la. “Ela tem uma intérprete, mas essa interprete foi embora e eu pretendo dar continuidade. Quando eu soube dessa vaga na escola do legislativo, corri para aproveitar”.

Ainda nos estandes expositores, os alunos do curso de Informática básico montaram diversas maquetes com a evolução dos computadores. De acordo com o professor João Batista, os estudantes precisam entender a história da informática para compreenderem a importância dela. “Temos aí o Eniac, o propulsor que deu início a todos os computadores eletrônicos. Temos vários outros computadores que deram sequência e chegaram ao que a gente tem hoje”.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristina de Mello, foi até Caracaraí para acompanhar de perto o resultado da evolução dos alunos. Em Boa Vista, eventos como este ocorrem no prédio da Unidade Silvio Botelho, zona Oeste da Capital. A intenção é ampliar para os municípios do interior com Núcleos da Assembleia Legislativa.

“Queremos valorizar o trabalho dos alunos, dos professores e esses alunos mostrarem, na prática, o que eles estão aprendendo no decorrer dos cursos que a Escola do Legislativo proporciona”, ainda de acordo com Cristina, em atividades como esta são descobertos talentos. Em junho será a vez do Núcleo de Rorainópolis promover a Feira Cultural.

Núcleo da Assembleia Legislativa de Caracaraí contribui para desenvolvimento do município

A dona de casa Maria de Nazaré tem um neto, o Rafael, de 8 anos, matriculado em três cursos no Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima na cidade de Caracaraí. Segundo ela, desde a chegada da instituição a rotina de muitas famílias mudou. “O desenvolvimento do meu neto aqui foi muito bom, o professor dele, João Batista, está de parabéns por ter feito este trabalho, não só com meu neto, mas com todas as crianças daqui”. E ela foi a I Feira Cultural do Núcleo para conferir o que o menino desenvolveu.

O Núcleo em Caracaraí funciona desde 2017 na região e oferta a população, de maneira gratuita, cursos de capacitação pela Escola do Legislativo como Inglês, Espanhol e Informática e pelo programa Abrindo Caminhos aulas de Balé, Taekwondo, Coral, Futebol e Zumba (na Vila Vista Alegre).

A prefeita da cidade, Socorro Guerra, acredita que a parceria entre o Executivo Municipal e o Poder Legislativo beneficia a comunidade. “64 anos de Caracaraí, dois de Núcleo da Assembleia aqui trazendo a cultura, a educação, conhecimento e fazendo um trabalho de parceria entre a prefeitura e a assembleia, é isso o mais importante, quem ganha com isso é o município”.

Conforme a coordenadora do Núcleo, Vaninha Andrade, houve um avanço no interesse das pessoas nos cursos da instituição. “Transformou a vida de muitos adultos, dos adolescentes e das crianças. O núcleo de Caracaraí tem uma credibilidade grande”.

Inscrições

O Núcleo está com inscrições abertas para os cursos de Inglês, Informática e Espanhol, para pessoas com idade a partir de 7 anos, nas modalidades Kids, Básico e Intermediário. Os interessados devem procurar a sede localizada na rua Presidente Kennedy, 1.115, no Centro de Caracaraí. Mais informações pelo 99126-6710. 

ALERR

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença