Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS VÍDEOS RÁDIO
notícias
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar
11/06/2015 | 11:42 - Amazonas / Turismo

Parintins 2015: Órgãos do Sistema de Segurança realizam simulado de acidente no Aeroporto de Parintins

Divulgação

Parintins 2015

Durante visita técnica em Parintins, representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas realizaram, um exercício simulado de acidente aéreo no Aeroporto Júlio Belém. A ação foi realizada como forma de estabelecer os procedimentos básicos para ações integradas a serem desenvolvidas no caso de uma emergência aeronáutica durante o 50º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 26, 27 e 28 de junho, segundo explicou o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara.


O treinamento contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Policia Civil e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Administração Aeroportuária Local, Centro de Operações de Emergência (COE), Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (Sescinc), secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social de Parintins, coordenadorias municipais de Defesa Civil, Terras e Cadastro e Comunicação, empresas aéreas e Corpo de Voluntários do Aeroporto.


Segundo Dan Câmara, durante a visita técnica que iniciou na segunda-feira, 8, e no treinamento realizado nesta quarta, 10, foram verificadas as ações de segurança para o Festival. “A prioridade nesses três dias foi validar com a Prefeitura de Parintins e todos os órgãos que vão participar do evento, as medidas necessárias para garantir a segurança de todos no Bumbódromo e nas proximidades do Festival”, disse.


Na área do aeroporto de Parintins foram realizadas as simulações sequenciais de atividades em casos de emergência, desde o recebimento da informação de socorro à liberação de pista. Os participantes tiveram recomendações dos procedimentos adequados e a forma de acionar as entidades necessárias como a administração portuária, acionamento da sirene, das entidades de saúde, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, o isolamento do aeroporto, deslocamento para casos de combate a incêndio, e demais medidas.


O secretário destacou que a atividade contou com diversos recursos de comunicação, combate a incêndio e equipamentos de proteção individual e respiratória, garantindo aos participantes um treinamento adequado para lidar com a situação.


Festa dos Visitantes - Durante a visita técnica também foi realizada uma inspeção nas dependências do estádio Tupy Cantanhede para a elaboração do planejamento para a Festa dos Visitantes 2015. De acordo com a secretária municipal de Cultura de Parintins, Sinatra Santos, a inspeção foi para que todos os setores possam atuar de forma conjunta na prevenção e análise das áreas disponíveis para se traçar um perímetro de segurança.
“Os órgãos como Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança estão definindo, a partir desta vistoria, o isolamento da área externa, avaliando as saídas de emergências de acordo com a legislação de eventos de massa, e fazendo a verificação das ruas que deverão ser fechadas para o fluxo de veículos”, disse Sinatra.

Fonte: Secom

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2017 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença