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10/09/2014 | 09:25 - Amazonas / Educação

Educadores participam de formação do Pnaic

Divulgação

O Panaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal e dos estados, além dos municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 
Professores, orientadores, pedagogos e outros profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nesta terça-feira, 9, de mais uma etapa da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A formação que contou, também, com a participação de professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 
 
O Panaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal  e dos estados, além  dos municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Este ano, como destacou o professor formador Anézio Ferreira, está sendo trabalhada a disciplina de matemática para que os alunos aprendam de forma prática os conteúdos.
 
“Estamos buscando aproximar a realidade da criança com a matemática na escola, explorando a forma lúdica. Procuramos, com isso contribuir, melhorar nosso índice educacional. Qualificar os professores da nossa rede para que tenham condições de trabalho com os alunos, que hoje são da era digital e é outra metodologia. Trabalhamos ano passado com Linguagem e agora Matemática. Esperamos que o Pnaic possa ter uma participação boa nos índices do Ideb”, relatou. 
 
Professora do 1º ano, na Escola Municipal Erasmo Augusto de Araújo, Sivyl Vane, que está recebendo formação, destacou que já se pode perceber uma mudança de metodologia depois da aplicação do Pnaic.
 
“Os professores já realizavam algumas das atividades que estamos levando, como trabalhar o lúdico, os jogos, porém quando realizavam esses trabalhos não eram compreendidos pelo restante da escola, que achava que eles estavam apenas ganhando tempo e que não estavam ensinando. Mas com essa introdução do Pnaic, que traz os jogos, a prática, o lúdico como forma de aprendizado, passou-se a ter um novo olhar com relação a essa prática pedagógica, aplicada pelos professores em sala de aula”, informou. 
 
Assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Mirna Abreu, é uma das professoras formadoras do Pnaic e informou que é possível fazer com que o aluno aprenda brincando de uma forma consciente.
 
“A duração é de 12 meses. A Ufam oferece a formação para nós, professores formadores, que passamos para os orientadores de estudos.
 
Esta fase é que nós estamos. Depois eles são os responsáveis por passar essa formação para o professor alfabetizador, que está em sala de aula com os alunos do 1º ao 3º ano. É uma corrente de aprendizado para possibilitar que o aluno aprenda de uma forma que possa usar em seu dia a dia, não apenas para tirar uma boa nota e passar de ano.
 
Estamos construindo formas de alcançar o entendimento da criança e desconstruir algumas metodologias que ainda predominam, como aquela que o professor só passa o conteúdo na lousa e pede para o aluno copiar. Trabalhamos a importância do brincar para aprender”, explicou. Esta etapa da formação continua durante o restante da semana na Ufam.
 
Fonte: Semcom
 
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