Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
14/03/2019 | 21:01 - Brasil / Saúde

BSB . Em telefonema a Wilson Lima, Bolsonaro garante envio de 1 milhão de doses de vacina contra a gripe

Divulgação

“O presidente ligou para dar essa boa notícia, de que a vacina já seria disponibilizada neste fim de semana e que faria o anúncio em sua rede social. Agradeci a ele e disse que o apoio do Governo Federal é fundamental para somar aos esforços que o Estado e a Prefeitura têm dedicado para combater a doença”, afirmou Wilson Lima, ao destacar que o telefonema do presidente aconteceu, coincidentemente, no momento em que o Comitê de Enfrentamento do Vírus H1N1 estava reunido na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta quinta-feira (14/03), o envio, para o Amazonas, de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe. Antes do anúncio, o presidente ligou para o governador Wilson Lima informando que o Governo Federal está cumprindo o compromisso assumido pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com o governador e bancada de parlamentares estaduais, de antecipar para o Amazonas a campanha de vacinação, que inicia em abril em todo país, em razão do surto de gripe H1N1 no estado.

“O presidente ligou para dar essa boa notícia, de que a vacina já seria disponibilizada neste fim de semana e que faria o anúncio em sua rede social. Agradeci a ele e disse que o apoio do Governo Federal é fundamental para somar aos esforços que o Estado e a Prefeitura têm dedicado para combater a doença”, afirmou Wilson Lima, ao destacar que o telefonema do presidente aconteceu, coincidentemente, no momento em que o Comitê de Enfrentamento do Vírus H1N1 estava reunido na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.

Ao lado do ministro da Saúde, Bolsonaro disse que as doses serão enviadas em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a capital do Amazonas. “A partir de segunda-feira (18/03) um milhão de novas vacinas serão direcionadas para Manaus para distribuição em todo o estado com a participação da FAB”, afirmou Bolsonaro.

Calendário de vacinação - Os secretários de Saúde do Estado, vice-governador Carlos Almeida, e do Município, Marcelo Magaldi, afirmaram que o calendário de vacinação contra a Influenza será anunciado ao longo da semana. Em “live” nas redes sociais do Governo e da Prefeitura de Manaus, os dois secretários informaram que já há toda uma logística de distribuição sendo preparada para abastecer as unidades de saúde da capital e do interior ao longo da semana que vem.

“Nosso pleito para a antecipação da campanha contra a H1N1 e a Influenza está sendo atendido. Isso permitirá que ainda nesse fim de semana nós recebamos um milhão de doses, tanto para capital quanto o interior. E para isso, nós já estamos desenvolvendo um calendário de atividades da parte do município de Manaus e da parte do Estado. Tão logo tenhamos os mais de 1.500 postos de todo o estado abastecidos vamos anunciar o calendário de vacinação e os postos onde você poderá se imunizar e imunizar a sua família”, disse Carlos Almeida.

De acordo com Marcelo Magaldi, a partir da chegada das vacinas, serão necessários de quatro a cinco dias para preparar toda a logística de distribuição e abastecer todas as salas de vacinação do município. “A gente está aqui reunindo com toda a equipe técnica do Estado e do Município para que na próxima semana tudo esteja pronto para nós começarmos a vacinar”, garantiu Magaldi.

A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas que fazem parte do público alvo, na capital e no interior. A Prefeitura de Manaus anunciou que na capital serão vacinadas 455.083 pessoas.

O público alvo da campanha são crianças (de seis meses a menores de seis anos incompletos), idosos acima de 60 anos, grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (diabetes hipertensos) e com có-morbidade, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

De acordo com a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Costa Pinto, a campanha vai disponibilizar em todo o Estado 1.535 postos de vacinação, com a atuação de mais de 4 mil profissionais. Em Manaus serão 186 salas de vacinação.

Reunião do Comitê – As informações sobre a chegada das vacinas começaram a chegar durante a reunião do Comitê Intersetorial para o Enfrentamento à gripe H1N1, que estava reunido na sede do governo. O Comitê Intersetorial foi instituído pelo governador do Amazonas por meio do decreto nº 40.322, de 25 de fevereiro. Fazem parte do grupo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Prefeitura de Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM) e Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado” (FMT-HVD).

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença