Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
19/05/2019 | 08:45 - Amazonas / Cidades

Artigo. Direcione seu olhar. Por José de Arimateia Moreira Viana

Divulgação

Veja a vida com esperança. Direcione seu olhar. Veja a vida com outros olhos. Olhe com gratidão, olhe com amor, olhe com arrependimento, olhe com louvor e olhe com esperança. Se assim você fizer, experimentará a vida abundante que Cristo prometeu aos que creem. Garanto que seu olhar nunca mais será o mesmo.


É conhecida de todos a célebre expressão de que “os olhos são a janela da alma”. Trata-se de uma expressão recorrente para psicólogos, padres, pastores e estudiosos da alma humana em geral. Com ela dizemos que é possível aprender ou perceber muita coisa de uma pessoa tão somente pelo olhar.

Todos podemos concordar que o olhar diz muito acerca de alguém, revelando sua alma. Jesus – o maior psicólogo que já existiu – sabia do poder do olhar humano. Ele sabia que o olhar humano tanto podia transmitir luz como trevas. Numa passagem do Novo Testamento no chamado “Sermão do Monte”, Jesus fala aos seus discípulos acerca do olhar. Ele declara que “são os olhos a lâmpada do corpo”. “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem trevas, todo teu corpo estará em trevas” (Mt 6:22-23).

Tal declaração de Cristo é profundamente reveladora do enorme potencial do olhar humano para o bem ou para o mal, para a luz ou para as trevas. Daí que uma questão que se coloca para todos nós é averiguarmos como está o nosso olhar. Como dirigimos nosso olhar? O que nosso olhar revela de nossa interioridade?

Podemos direcionar nosso olhar em pelo menos cinco direções que nos darão luz, vigor e satisfação. Em primeiro lugar olhemos para trás com gratidão. A Bíblia diz que “em tudo devemos dar graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco” (1 Ts 5.18). O olhar para trás aqui deve ser cheio de gratidão por tudo que a vida nos proporcionou de experiências boas e ruins. Muitos só conseguem enxergar o passado de maneira extremamente negativa.

Podemos olhar para trás e sermos profundamente gratos a Deus pelas muitas experiências da vida que nos fizeram chegar até aqui. Na Bíblia temos uma bonita expressão de reconhecimento do povo judeu pelo que Deus havia feito em seu passado na palavra ‘Ebenezer’ que significa “até aqui nos ajudou o Senhor”. Era o reconhecimento de que no passado Deus agira em favor de seu povo e que até aquele momento Ele os ajudara.

Quando olhamos para trás com gratidão percebemos que até mesmo as dificuldades e experiências amargas da vida foram um trabalhar de Deus e lição para nosso aprendizado. O apóstolo Paulo tinha consciência disso quando declarou que “todas as coisas cooperavam para o bem
daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Em segundo lugar olhemos para os lados com
amor. Nenhum de nós está sozinho nesta vida. Descubra-se na vida cercado de pessoas para amar. Na vida humana, o que vale mesmo é o amor.

Por isso, devemos potencializá-lo direcionando o olhar para o semelhante que está ao nosso lado na jornada da vida. Os psicólogos estão aí
para atestar que as pessoas que amam vivem mais, cantam mais,são mais alegres e têm brilho no olhar. Há muita gente que devido ao corre-corre da vida não consegue mais direcionar seu olhar para amar. Gente que está tão absorvida pelo trabalho, pelas preocupações, pelas pressões, pela luta diária que já não consegue olhar para o lado e ver que precisa amar e ser amada.

Nascemos para o amor e o exemplo maior vem do próprio Deus que é definido na Bíblia de forma magistral como “Deus é amor” (1 João 4.8).Olhar para o lado com amor é enxergar que a vida vale a pena servivida quando amamos incondicionalmente conforme o próprio
Deus nos amou dando seu Filho para morrer na Cruz por cada um de nós.

Por isso, veja a vida com esperança. Acredite em Jesus Cristo e se aproprie desta esperança gloriosa. Mesmo que teus dias sejam maus creia que Cristo pode mudar este quadro e te encher de esperança de uma vida nova aqui e no porvir. Tenha esperança!

Veja a vida com esperança. Direcione seu olhar. Veja a vida com outros olhos. Olhe com gratidão, olhe com amor, olhe com
arrependimento, olhe com louvor e olhe com esperança. Se assim você fizer, experimentará a vida abundante que Cristo prometeu
aos que creem. Garanto que seu olhar nunca mais será o mesmo. (escrito pelo Pr. Evandro da Silva Soares).

O autor, José de Arimateia Moreira Lima, é Pastor Evangélico, Teólogo e missionário da Palavra de Deus para as Nações. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença