Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
20/04/2019 | 19:17 - Amazonas / Saúde

Amazonas e Acre unem forças para zerar filas de pacientes à espera de cirurgias

Diego Péres - Secom

Além disso, o governador Wilson Lima convidou o governador do Acre para que conheça o trabalho feito no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz) e a experiência administrativa da unidade por meio da Parceria Público-Privada (PPP).

 

A Saúde foi um dos temas discutidos em uma reunião que o governador Wilson Lima na última quinta-feira (18/04) com o governador do Acre, Gladson Cameli. O encontro foi na sede do Governo do Amazonas, na Compensa 2, zona oeste de Manaus.

O governador Wilson Lima reuniu o secretário de saúde, Rodrigo Tobias, o presidente da Associação dos Municípios, Júnior Leite, e o prefeito de Envira, Ivon Rates, para discutir parcerias entre Amazonas e Acre, principalmente na área da saúde.

Moradores dos municípios amazonenses de Envira, Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre recorrem ao sistema de saúde pública do Acre devido à proximidade da capital, Rio Branco.

Dentre as ações que nós estamos prevendo tem a questão dos mutirões de cirurgias. A ideia é zeramos as filas e nessa parceria os custos caem. Temos a ideia de montar polos de atendimento e facilitar a vida de quem vive naquela região, afirmou Wilson Lima.

O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou que os laços que unem as famílias acreanas e amazonenses são muito fortes, principalmente a região do Juruá. Por isso, essa parceria é muito importante para a nossa comunidade.

Oficina e mutirão de cirurgias - Os secretários de saúde dos municípios amazonenses e acreanos que ficam na divisa dos dois estados vão participar de uma oficina nos próximos meses, e, além disso, a ideia é realizar o mutirão de cirurgias até o mês de junho.

Além disso, o governador Wilson Lima convidou o governador do Acre para que conheça o trabalho feito no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz) e a experiência administrativa da unidade por meio da Parceria Público-Privada (PPP).

Consórcio

Ainda sobre saúde, o governador Wilson Lima destacou o consórcio firmado pelos governadores da Amazônia Legal que vem discutindo outras ações para melhorar a saúde nos estados, como a ideia de realizar compras conjuntas de medicamentos e insumos, em especial para atender a média e alta complexidade.

BR-319 e ZFM

O governador do Acre ainda manifestou apoio à pavimentação da BR-319 e ao modelo de desenvolvimento regional que é a Zona Franca de Manaus, importante para os estados da região norte e o Brasil. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença