Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
07/08/2019 | 16:27 - Amazonas / Eventos

AM. Sistema Sepror apoiará 3ª Exposição de Ovinos e Caprinos Sustentável do Amazonas

Divulgação -Sepror

O Governo do Amazonas está confirmando o apoio integral à Exposição. Não só estaremos com a Feira da ADS, mas daremos outros apoios para este evento, que é um resgate da cadeia de ovinocaprinocultura, o que não ocorria há muitos anos. É um momento importante para fazer negócios, aprender mais sobre esta criação, e estamos nos colocando à disposição dos advogados e visitantes, afirmou o titular da Sepror.

 

 

O secretário estadual de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, recebeu nesta terça-feira (06/08) o presidente da Associação dos Criadores Ovinos e Caprinos do Estado do Amazonas (Acocam), Vilson Benayon, e se prontificou a apoiar a 3ª Exposição de Ovinos & Caprinos Sustentável do Amazonas (Expovicam). O lançamento está previsto para esta quinta-feira (08/08), às 19h, no Clube Social da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB/AM).

 

O evento é uma realização da Acocam, e deve ocorrer no período de 29 de agosto a 1º de setembro, em Manaus.

 

Com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), autarquia vinculada à Sepror, será montada uma feira com produtos regionais para gerar renda e fomentar a agricultura familiar.

 

O Governo do Amazonas está confirmando o apoio integral à Exposição. Não só estaremos com a Feira da ADS, mas daremos outros apoios para este evento, que é um resgate da cadeia de ovinocaprinocultura, o que não ocorria há muitos anos. É um momento importante para fazer negócios, aprender mais sobre esta criação, e estamos nos colocando à disposição dos advogados e visitantes, afirmou o titular da Sepror.

 

Durante a feira, o Sistema Sepror irá disponibilizar a sua equipe técnica, que irá realizar cursos e palestras para os participantes, com o intuito de gerar resultados positivos para o crescimento da criação de cabras e ovelhas no Amazonas.

 

Em uma ação integrada entre Acocam, OAB/AM e Sepror, está prevista no evento a exposição de 400 animais, para que o público possa conhecer as raças, bem como a forma de manejo, por meio de veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos do Governo do Estado.

 

Para Vilson Benayon, o apoio do Governo é fundamental para realização do evento. É uma ação inovadora, pois estes animais podem ser criados em pequenos espaços, e devemos incentivar. Toda ajuda é bem vinda para divulgar a importância da criação, pois além de sustentável, é uma carne nobre para consumo, destacou o presidente da Acocam.

Primeiro abatedouro legalizado 

Trabalhando com criação de suínos desde 1990, o proprietário da Fazenda Santa Terezinha, localizada no Km 15 da BR-174, Felisberto Sarkis, conta que está prestes a realizar mais um de seus sonhos: ter o primeiro Abatedouro de Ovinos e Caprinos legalizado, no Amazonas, com apoio do Sistema Sepror.

 

Estou muito feliz com tudo que está acontecendo. É a primeira vez que vejo o Governo olhando para o setor primário com carinho. Esperamos que até a exposição esteja tudo certo com a trilhagem, para levarmos nosso produto legalizado para conhecimento de todos. Legalizar, para mim, é uma forma de gerar emprego e renda, e também de levar um produto com mais qualidade para a mesa do amazonense, afirmou Sarkis.

 

De acordo com o presidente da Acocam, são criadas atualmente, em todo o Amazonas, cerca de 80 mil cabeças de ovinos e caprinos, em fazendas e pequenos sítios. Os principais municípios que trabalham com a reprodução desses animais são Manaus e Autazes.


Lançamento

O lançamento da 3ª Exposição de Ovinos e Caprinos Sustentável do Amazonas (Expovicam) acontecerá nesta quinta-feira (08/08), às 19h, no Clube Social da OAB/AM, localizado na avenida Efigênio Sales, 363, Parque 10, zona centro-sul de Manaus. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença