Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
15/05/2019 | 06:38 - Amazonas / Cidades

AM. Seduc-AM, Sejusc e Seas lançam ação de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Divulgação- Seduc

Junto aos secretários Luiz Castro, Marcia de Souza Sahdo e Caroline Braz, participaram da ação desta terça-feira: o secretário Executivo Adjunto Pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas; o gestor do IEA, José Augusto; o coordenador distrital 1, Adson Cordeiro; e o presidente do grêmio estudantil do IEA, José Felipe Queiroz.

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), lançou, nesta terça-feira (14/05), no Instituto de Educação do Amazonas - IEA (avenida Ramos Ferreira, nº 875, Centro, zona sul), uma ação integrada de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Intitulada Cuidar e Proteger São Nosso Dever, a iniciativa tem como objetivo intensificar atividades preventivas e formativas para toda a sociedade, por meio das escolas da rede pública do Estado.

 

A princípio, oito unidades de ensino receberão, até o mês de agosto, palestras e oficinas ministradas por equipes das três secretarias envolvidas, com profissionais de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. São elas: Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, E.E. Adalberto Valle, E.E. Engenheiro Arthur Soares Amorim, E.E. Vasco Vasques, E.E. Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, E.E. Carvalho Leal e E.E. Antônio da Encarnação Filho, além do próprio IEA.

 

Somente em 2018, essas instituições registraram mais de 210 casos de violação de direitos das crianças e adolescentes - como agressão, bullying, exploração sexual, negligência familiar etc.

 

Sensibilização

De acordo com o titular da Seduc-AM, Luiz Castro, a ação é um trabalho de sensibilização geral tanto de alunos quanto dos professores e servidores da rede pública de ensino do Amazonas.

 


Com a iniciativa, esperamos ajudar educadores, pedagogos e funcionários da escola a identificarem casos de abuso, além de orientá-los sobre como encaminhar essas ocorrências às autoridades e aos serviços de acolhimento, afirmou o secretário. Ao mesmo tempo, essas palestras e oficinas de capacitação podem ajudar os jovens na identificação [de casos de abuso], respeitando, sempre, cada faixa etária, acrescentou.

 

Integração

A titular da Seas, Marcia de Souza Sahdo, destacou a importância do Cuidar e Proteger São Nosso Dever se tratar enquanto uma ação integrada.

 


Não existe outra maneira, pois esse problema envolve todos nós, explicou. Toda situação de abuso precisa ser notificada, mas, para que isso aconteça, as pessoas precisam identificá-la. Todos precisam saber como resse processo, como identificar e para onde encaminhar [esses casos], para que sejam tratados de forma adequada, completou.

 

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, o objetivo da iniciativa é trabalhar tanto com os professores quanto com os alunos da rede pública de ensino.

 


O intuito é mostrar como identificar possíveis vítimas de violência sexual e como podem ser feitas essas denúncias. Precisamos reduzir esses índices no Estado e essa ação chega para qualificar e informar toda a rede de ensino [professores e estudantes, destacou Caroline.

 

Apresentação cultura

O lançamento da ação integrada contou, ainda, com algumas apresentações culturais, como a declamação da poesia Maio Bonito pela estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karolaine Barroso Tavares. Além dela, os alunos Adal Venâncio da Silva, Jhulle Dwan Silva Ferreira, Rebeca Ramos Fernandes e Sophia Roberto Leão Serrão, todos do IEA, realizaram uma performance musical de Maria Maria, de Milton Nascimento.

 

Junto aos secretários Luiz Castro, Marcia de Souza Sahdo e Caroline Braz, participaram da ação desta terça-feira: o secretário Executivo Adjunto Pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas; o gestor do IEA, José Augusto; o coordenador distrital 1, Adson Cordeiro; e o presidente do grêmio estudantil do IEA, José Felipe Queiroz.

 

Dia 18 de maio

A ação integrada de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes ‘Cuidar e Proteger São Nosso Dever foi criada em alusão a 18 de maio, data referência para destacar as graves violações de direitos de crianças e adolescentes e convocar toda a sociedade a participar desta luta.

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença