Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
19/07/2019 | 18:42 - Amazonas / Política

AM. Operação Vertex, O dia que Manaus parou!

Duvulgação

Nejmi Aziz ficará presa no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), e os irmãos Murad, Amim e Mansour ficarão no Centro de Detenção Provisória Masculino I, em Manaus. Antes de darem entrada no sistema prisional, os presos passaram por exame de corpo de delito na sede da Polícia Federal.

 

Da Redação

 

Nas prmeiras horas da manhã desta sexta-feira, a movimentação no Condomínio Efigênio Sales,  demostrava que algo sério estava acontecendo. A operação Vertex - continuação da operação maus caminhos - foi deflagrada pela Polícia Pederal. Entre os presos na operação, parte da família do Senador Omar Aziz( Esposa Nejmi Aziz e os irmãos do Senador).

Quem deve realmente, tem muito que se preocupar! Já vem de quase 30 anos, mandos, demandos e situações de corrupções na máquina pública do Amazonas principalmente na sáude. Fato esse, determinante para a prisão do Ex-Governdor José Melo, sua esposa Edilele Oliveira, seu irmão Evandro Melo e alguns gestores bem conhecidos da imprensa local.

Os comentários na cidade, um dos mais ouvidos na capital é o até quando.... nosso estado vai viver na mídia nacional com escândalos de desvio de dinheiro, corrupção ativa e passiva, influência e todos os fatos que o amazonense cansou de ver nas últimas décadas.

Os mais utópicos disseram em muitas redes sociais: Falta o fulano, o cigrano e o beltrano.... nomes que qualquer morador do Amazonas sabe a quem se referem!

 

Entenda a Operação:

Logo no início da manhã desta sexta-feira a PF cumpriu um mandado de busca a apreensão na casa do senador Omar Aziz. Horas depois, Nejmi foi levada à sede da Polícia Federal em Manaus.

Ao todo foram cumpridos oito mandados de prisão temporária em Manaus. Um último, em Brasília, está em aberto. 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (de aproximadamente 92,5 milhões de reais), e sete mandados de sequestro de bens móveis e imóveis.

Segundo a PF, entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita, teria acontecido entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.

Desdobramento da Maus Caminhos

A investigação da operação Vertex está diretamente relacionada com as outras fases da Maus Caminhos, que são: 'Custo Político', 'Estado de Emergência' e a operação 'Cashback'.

Na operação Custo político se apurou a prática de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa. Todos praticados por cinco ex-secretários de estado, bem como diversos servidores públicos e o núcleo da organização criminosa desbaratada na primeira fase da operação.

Na operação 'Estado de Emergência' completava-se o núcleo político do poder executivo estadual, tendo alcançado o ex-governador, José Melo, que chegou a ser preso.

A operação Cashback investiu nas investigações do envolvimento de outras empresas em conluio, com a suspeita de que foram efetuados pagamentos embasados em notas fiscais falsas, sem a correspondente prestação de serviço, além de pagamentos por serviços superfaturados.Nejmi é vice-presidente estadual do PSD-AM e nas últimas eleições concorreu ao cargo de deputada estadual, mas não foi eleita. Seu marido, Omar Aziz, foi governador do Amazonas entre os anos de 2010 e 2014. Desde 2014 ele ocupa vaga no senado. Em 2018 Omar tentou a reeleição ao governo, mas terminou em quarto lugar.

Os três irmãos de Omar Aziz, presos ao longo da manhã desta sexta, são: Murad, Amim e Mansour Aziz. A PF não repassou maiores informações sobre os policiais presos. A operação cumpre agora um 9º mandado de prisão, em Brasília.

A assessoria de imprensa de Omar Aziz informou que ainda não teve acesso aos autos do processo e que aguarda o seu advogado ter acesso para poder se manifestar.  A defesa da ex-primeira-dama ou dos três irmãos Aziz ainda vai se manifestar!

Entrada no sistema prisional

Nejmi Aziz ficará presa no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), e os irmãos Murad, Amim e Mansour ficarão no Centro de Detenção Provisória Masculino I, em Manaus. Antes de darem entrada no sistema prisional, os presos passaram por exame de corpo de delito na sede da Polícia Federal.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que todos os presos na ioeração Vertex ficaram custodiados no sistema de Manaus. Para "garantir a segurança e a integridade física e mental dos envolvidos e dos demais internos.", a Seap vai adotar medidas necessárias - não especificadas.

Aos Políticos, que não tem nada a temer, fiquem despreocupados. Agora, quem desviou ou se envolveu no esquema é melhor colocar as " Barbas de Molho"

 

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença