Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
11/09/2019 | 21:22 - Amazonas / Saúde

AM. Oficina capacita profissionais para identificarem casos de tentativa de suicídio

Divulgação

Manaus é a segunda cidade a receber a capacitação, já que está entre as três que lideram as ocorrências de suicídio no Estado. A primeira ocorreu no início da semana em São Gabriel da Cachoeira nos dias 9 e 10 e a última acontece em Tabatinga nos dias 16 e 17. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de 2016 a 2018 ocorreram 628 óbitos por suicídio no Estado.

 

O Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio realiza nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, oficina que qualifica profissionais para identificar os casos de automutilação, de tentativa de suicídio e de suicídio com palestrantes de Brasília, Florianópolis e Fortaleza, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a partir das 8h30.

A oficina é destinada a profissionais dos setores de saúde, assistência, justiça, segurança, educação, movimentos sociais indígenas e não indígenas.

Manaus é a segunda cidade a receber a capacitação, já que está entre as três que lideram as ocorrências de suicídio no Estado. A primeira ocorreu no início da semana em São Gabriel da Cachoeira nos dias 9 e 10 e a última acontece em Tabatinga nos dias 16 e 17. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de 2016 a 2018 ocorreram 628 óbitos por suicídio no Estado.

Setembro Amarelo

È uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, que tem por objetivo conscientizar sobre prevenção e cuidado com a saúde mental. O mês foi escolhido por ter o dia 10 de setembro como a data mundial de Prevenção do Suicídio. O assunto ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Dia D Como parte da programação da campanha do Setembro Amarelo, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady, no bairro Monte das Oliveiras, na zona norte, realiza palestras, distribuição de materiais informativos, roda de conversa e orientações sobre onde procurar ajuda de 12 a 30 de setembro.

A campanha acontece em parceria com cinco faculdades de Manaus e abrange o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Moura Tapajós, a Maternidade Azilda da Silva Marreiro e a região de comércio do bairro.

A abertura da campanha ocorre no dia 12, com o Dia D de prevenção ao suicídio. Durante todo o dia, usuários do SPA, Caic, Maternidade e comerciantes das proximidades irão receber material informativo sobre como ajudar ou buscar ajuda. Também serão entregues laços amarelos. Nas recepções das unidades, usuários receberão palestras e serão convidados a participar das rodas de conversas que acontecerão diariamente.

A gerente de enfermagem do SPA, Julia Pereira, disse que a parceria com as faculdades se estenderá para as próximas campanhas, nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Os estudantes de enfermagem realizam as abordagens na recepção do SPA, dando orientações, esclarecendo dúvidas dos usuários, não apenas na campanha do Setembro Amarelo, mas nas demais campanhas que acontecem ao longo do ano, como o Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, afirma.

Como ajudar? Para quem está precisando de ajuda, deve-se procurar acompanhamento nos 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Estado e nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima da residência; Corpo de Bombeiros (193), Centro de Valorização à Vida- CVV (188) e Samu (192) devem ser acionados.
 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença