Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS VÍDEOS RÁDIO
notícias
26/09/2017 | 21:33 - Amazonas / Eventos

AM. Manausprev abre 18ª Mostra de Gestão e Melhorias

Divulgação

Nesta quarta-feira (27), serão apresentados os relatórios da Harman Automotiva da Amazônia (tema: Projeto Supermercado), da Semef (implementação do Ambiente de Geocolaboração entre as Secretarias da Prefeitura de Manaus), Fundação Amazonas Sustentável (tema: “Programa Primeira Infância Ribeirinha”), Casa dos Compressores (tema: “Baixa lucratividade nas vendas”), Technicolor (tema: “Estação de calibração e verificação de Wi-Fi”), pela manhã.

 

 

A reforma da Previdência, em fase de elaboração no Congresso Nacional, vem assustando o servidor público municipal ao ponto de praticamente ter feito dobrar o número de aposentadorias concedidas pela Manausprev no mês passado. A revelação é do diretor-presidente da autarquia, Silvino Vieira Neto, ao apresentar suas práticas de gestão na abertura da 18ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, nesta terça-feira (26), no auditório da Suframa.

De acordo com Silvino Neto, a Manausprev, que concedia, em média, de 35 a 40 aposentadorias por mês, fechou o mês passado com 71 benefícios concedidos, o que, segundo ele, demonstra uma corrida do servidor ativo com medo de perder direitos sob a nova legislação. Atualmente, a autarquia é responsável pelo pagamento de 5.050 aposentadorias e 1.466 pensões, o que perfaz 6.516 benefícios pagos.

Primeira organização a apresentar relatório na 18ª Mostra de Gestão e Melhorias, última fase de avalição do Programa Qualidade Amazonas (PQA), promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a Manausprev demonstrou algumas das práticas na “busca de melhoria contínua” que ajudam a autarquia a se manter na condição de maior RPPS (regime próprio da Previdência Social) da região Norte.

Segundo Silvino Neto, além de atuar com três conselhos deliberativos, a Manausprev conta também com os conselhos consultivos, entre os quais o Comitê de Investimento, responsável pela política de investimento da instituição e indica aos gestores a melhor prática para manter as metas de rentabilidade dos recursos previdenciários.

Além da Manausprev, a empresa Avanplas Polímeros da Amazônia Ltda, do Polo Industrial de Manaus, apresentou relatório na modalidade Gestão no primeiro dia da Mostra do PQA, com destaque para o desenvolvimento dos colaboradores e respeito ao meio ambiente.

Na modalidade Processo, outras duas empresas do PIM apresentaram seus relatórios nesta terça-feira, a Showa do Brasil Ltda, que atende a demanda do polo de duas rodas e defendeu o tema “Redução do teor de alumínio descartado em forma de borra”, e a Panasonic do Brasil Ltda, que apresentou o tema “Elevado custo de fabricação”, com a equipe que tomou como desafio reduzir gastos na linha de montagem com o objetivo de evitar demissões na empresa.

 

Novas práticas

 

Com a participação de 31 organizações finalistas, a 18ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade segue até a próxima sexta-feira, no auditório da Suframa, com representantes da indústria, comércio e de instituições governamentais, que vão compartilhar suas práticas de gestão e projetos de melhoria, inovação e desenvolvimento sustentável. O evento é considerado o maior seminário de benchmarking da região.

Promovida pela FIEAM, por meio do seu Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI), a Mostra é a etapa final para definição dos vencedores do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), que serão anunciados em 23 de novembro, no evento “Qualishow”.

Ainda nesse primeiro dia da mostra, apresentaram seus relatórios, entre as indústrias, a Brasil Norte Bebidas Ltda (Processo), e entre as organizações públicas, a Estação Naval do Rio Negro (Gestão), o Centro de Intendência da Marinha em Manaus (Gestão), e o Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste, o SSN9 (Processo) com o tema “Melhoria no Processo de Acompanhamento e Análise de Levantamentos Hidrográficos”.

Nesta quarta-feira (27), serão apresentados os relatórios da Harman Automotiva da Amazônia (tema: Projeto Supermercado), da Semef (implementação do Ambiente de Geocolaboração entre as Secretarias da Prefeitura de Manaus), Fundação Amazonas Sustentável (tema: “Programa Primeira Infância Ribeirinha”), Casa dos Compressores (tema: “Baixa lucratividade nas vendas”), Technicolor (tema: “Estação de calibração e verificação de Wi-Fi”), pela manhã.

Na parte da tarde, apresentação da Murano Veículos (tema: “Redução de Desperdícios na Concessionária”), 3M Manaus (“Automação do Processo de Empilhamento e Contagem das Faixas Reflexivas – C1 da 3M”), Varejão Vieiralves (tema: “Insatisfação dos colaboradores com o clima organizacional”), e Sodecia (tema: “implantação do Sistema de corte a seco dos tubos para redução dos problemas de peças amassadas e deformadas”).

A comissão julgadora da Mostra é formada por Miriam Miranda Cohen, da Fiocruz e do Núcleo de Excelência em Gestão, do Rio de Janeiro, César Arteira Viana, da Faculdade Juscelino Kubistchek e do Núcleo de Excelência em Gestão do Distrito Federal, e Rafael Brito Mitzcun, do Núcleo de Qualidade da Paraíba.

Em 2017, o PQA recebeu 60 inscrições, das quais foram gerados e avaliados 42 relatórios, sendo 10 relatórios da modalidade Gestão e 32 da modalidade Processo.

Fonte: Fieam

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2017 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença