Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
18/03/2019 | 20:12 - Amazonas / Saúde

AM. FVS abre programação de combate à Tuberculose

Divulgação

A atividade será coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) da FVS e realizada em parceria com a Seduc, por meio do Programa Saúde na Escola. A atividade visa ampliar e difundir a informação sobre medidas de prevenção à doença no meio escolar e população em geral.

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Comitê Estadual de Tuberculose, inicia, nesta segunda-feira (18/03), a programação especial alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março). A primeira ação conjunta será um momento religioso na Igreja São Sebastião, no Centro, zona sul, às 18h.

A programação segue com a Exposição de Tuberculose (EXPOTB) na Escola de Tempo Integral Marcoantônio Vilaça, situada avenida Max Teixeira, nº 1.950, Cidade Nova, zona norte, nesta terça-feira (19/03), a partir das 8h.

A atividade será coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) da FVS e realizada em parceria com a Seduc, por meio do Programa Saúde na Escola. A atividade visa ampliar e difundir a informação sobre medidas de prevenção à doença no meio escolar e população em geral.

A Tuberculose é um sério problema de saúde pública, de acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da FVS, Marlucia Garrido. “Atualmente, a doença pode atingir todas as classes sociais e faixas etárias, portanto, a informação é a melhor forma de prevenção”, avalia Marlucia.

Ainda segundo Marlucia, alguns sinais devem chamar atenção do indivíduo para sua própria saúde. "Em meio a tantas viroses, tosse por mais de 15 dias, acompanhada ou não de cansaço, perda de peso e febre baixa no final da tarde, são os principais sinais da doença”, explica a coordenadora, acrescentando que a doença é infectocontagiosa e transmitida por via aérea, de pessoa doente sem tratamento para pessoa sadia.

Programação - Para chamar atenção da população, a FVS e o Comitê Estadual de Tuberculose do Amazonas e outros parceiros realizam nesta sexta-feira (22/03), às 7h30, a 2ª Caminhada Temática: Amazonas livre da Tuberculose - Abrace essa Causa.

A concentração será na praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), na avenida Sete de Setembro, Centro. Depois, seguirá para a avenida Eduardo Ribeiro, passará pela rua Dez de Julho e encerrará no Largo São Sebastião, com exposição e rodas de conversas sobre Tuberculose e IST/Aids.

Em números - O Amazonas registrou 470 casos novos até fevereiro de 2019 contra 516 casos em 2018, no mesmo período, o que significa uma redução 8%. Manaus é responsável por 73% dos casos registrados no Amazonas. Nos primeiros dois meses do ano, a capital amazonense registrou 351 casos novos de tuberculose.

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença