Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
06/06/2019 | 11:37 - Amazonas / Assembleia Legislativa do Amazonas

AM. Doação de Sangue, BR-319 e Santa Casa são destaques na Aleam

Divulgação -ALEAM

O deputado Serafim Correa também criticou o Projeto de Lei (PL) encaminhado ao Congresso Nacional pela Presidência da República alterando as regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entendendo que as medidas propostas são “absolutamente malucas” ao aumentar de 20 para 40 pontos na carteira do condutor, flexibilizar tempo de exames, alterar regras e tirar dos Detrans o direito de competência em ralizar exames.

 

A sessão plenária desta quarta-feira (5) contou com vários debates, entre eles destaca-se a Sessão Especial proposta pelo deputado Fausto Jr. (PV) para o dia 11 de junho, no plenário Ruy Araújo, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho.

Neste evento serão entregues certificados às pessoas e instituições que ajudam o Hemoam na coleta de sangue, além da presença da unidade móvel denominada “Vampirão” para fazer a coleta de sangue dos servidores voluntários da Assembleia, parentes e amigos. Essa será mais uma ação da Aleam em ajuda a repor o estoque do Hemoam que se encontrava em estado crítico.

Outro destaque foi o processo de leilão que será posto em prática pela Justiça Federal, da Quinta Vara, do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, tema repercutido pelo deputado estadual Serafim Correa (PSB). Este prédio, segundo o deputado, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), portanto, quem o arrematar não vai poder derrubar para para construir outro imóvel e sim restaurá-lo mantendo sua estrutura por ser um prédio histórico da cidade de Manaus.

O deputado Serafim Correa também criticou o Projeto de Lei (PL) encaminhado ao Congresso Nacional pela Presidência da República alterando as regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entendendo que as medidas propostas são “absolutamente malucas” ao aumentar de 20 para 40 pontos na carteira do condutor, flexibilizar tempo de exames, alterar regras e tirar dos Detrans o direito de competência em ralizar exames.

Dra. Mayara (PP) trouxe à tribuna discurso sobre o direito social de todo cidadão relacinado à energia elétrica. Afirmou que em relação a esse tema é comum dizer que todo o interior do Amazonas tem passado por instabilidade em relação à essa questão, em particular, o município de Codajás (a 240 km da capital) que passa por problema grave na instabilidade da energia em vários bairros e centro da cidade.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), tratou da questão relacionada às propostas referentes a conteção da escalada absurda nos preços do gás de cozinha (GLP) e implementação do projeto de gás natural social em zonas periféricas da cidade de Manaus. Sinésio convidou todos os membros da Comissão de Mineração Gás e Energia para discutir essa pauta.

Já o deputado estadual Fausto Jr. (PV), manifestou sua preocupação com população amazonense em relação ao não repasse do desconto feito pelo governo federal por parte das refinarias aos posto de combustíveis. Observou que nos últimos dias seria reduzido os preços do Dieese e da Gasolina e simplesmente, a informação passada, era a de que as refinarias não haviam repassado para os postos essa redução.

O deputado estadual Roberto Cidade (PV), colocou para discussão a questão da pavimentação da BR-319. Ele assinalou que em reunião recente o vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida apresentou um novo plano de trabalho pedindo mais uma vez que a proposta de trabalho saia do papel e a pavimentação dessa importante rodovia vire realidade e, com isso, possa contribuir para o desenvolvimento do Estado do Amazonas.

Wilker Barreto (PHS) abordou novamente assunto relacionado ao governo do Estado referente à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ele fez um apelo aos demais deputados para que possam avançar no expediente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Educação. Afirmou que não iria para o discurso político, mas para os fatos reais, principalmente, em relação à comprovação da presença dos monitores dos contratos do transporte escolar feito pela empresa Dantas.

Belarmino Lins utilizou a tribuna para elogiar o prefeito do município de Novo Aripuanã (a 227 km da capital) no Vale do Madeira, que na próxima sexta-feira (7) vai inaugurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial, fruto de recursos do Governo Federal com participação do governo do Estado. O deputado Dr. Gomes (PRP) elogiou a secretária Viviane Lima, da Secretaria de Estado da Pessoa Com Deficiência (Seped) ao realizar a entrega de 180 cadeiras-de-rodas na segunda-feira (03/06), para pessoas com deficiência (PcDs) que residem em Manaus.

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença