Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
02/04/2018 | 16:56 - Amazonas / Saúde

AM. Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado com várias atividades

Altemar Alcântara - Semcom

Somente no ano passado foram mais de 61 mil atendimentos. O espaço tem como atribuição realizar serviço ambulatorial a nível hospitalar, odontológico e atendimentos imediatos e contínuos, realizados por equipe multidisciplinar (psiquiatra, pediatra, psicólogo, nutricionista, assistente social, neuropediatra, psicopedagogo, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo e educador físico).

 

A Prefeitura de Manaus preparou um evento especial, na manhã desta segunda-feira, 2/4, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, para crianças e adolescentes referenciados pelo Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.

 

Atividades lúdicas, motoras, musicalização, orientação alimentar nutricional, acompanhamento médico e entre outras fizeram parte da programação para os usuários e seus familiares.

 

“Estamos abrindo as portas do Eamaar, trazendo uma programação especial. Esse é um espaço muito importante que atende os autistas de nossa cidade. Tudo aquilo que está em nosso alcance, temos feito para garantir dias melhores a essas crianças e adolescentes”, destacou o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel.

 

O Eamaar é um equipamento socioassistencial e funciona pela integração das secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed). O espaço tem aproximadamente 2.345 crianças e adolescentes cadastradas com idade de 6 meses a 14 anos, sendo que 1.982 estão em atendimento contínuo.

 

Somente no ano passado foram mais de 61 mil atendimentos. O espaço tem como atribuição realizar serviço ambulatorial a nível hospitalar, odontológico e atendimentos imediatos e contínuos, realizados por equipe multidisciplinar (psiquiatra, pediatra, psicólogo, nutricionista, assistente social, neuropediatra, psicopedagogo, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo e educador físico).

 

Para Marineuza Gomes, que tem um filho autista de seis anos, o espaço possui um atendimento humanizado e de alta qualidade. “Aqui temos tudo que uma criança precisa para o tratamento. Há quase três anos meu filho faz acompanhamento nesse espaço, antes eu fazia o tratamento em outras instituições. Desde o início do tratamento até agora ele evoluiu bastante devido à dedicação dos profissionais”, destacou.

 

Tratamento

O Autismo é um transtorno caracterizado por déficits e dificuldades na comunicação, interação social e comportamento associado a interesses e atividades restritas e circunscrita. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido o tratamento poderá ser iniciado e os resultados serão mais expressivos e maiores o sucesso na diminuição dos sintomas.

 

Quebra-cabeça, jogos de numerais, alfabeto-móvel, figuras geométricas, pintura, colagem, fantoche e ferramentas audiovisuais fazem parte do tratamento de quem é diagnosticado com autismo.

 

“Os jogos buscam sensibilizá-los para que haja uma regulação, principalmente se tratando de autista. Trabalhamos as questões visuais, sensoriais, auditivas, fonéticas e elaboração de trabalhos com pinça no qual se organiza a motricidade das mãos, já nos passos eles entrelaçam os pés e no visual jogando bolas para o ar, ou seja, todos os tipos de organização”, explicou a psicopedagoga, Emília Grillo.

 

Programação

Na noite desta segunda-feira, a sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa, ganha iluminação azul e no auditório da Faculdade Boas Novas (FBN), a Associação Mãos Unidas pelo Autismo (MUPA), realiza uma palestra voltada para a sociedade em geral.

 

As comemorações fazem parte da programação da Semana Municipal do Autismo. As atividades tiveram início no domingo, 1/4, com a Caminhada Azul na Ponta Negra.

Semcom

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2018 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença