Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
30/06/2019 | 18:28 - Amazonas / Eventos

AM. Ator Victor Fasano orienta galeras dos bois sobre campanha do Governo

Herick Pereira -Secom

A campanha "Dois pra lá, Dois pra cá" é promovida por Sema e Ipaam, em parceria com a Prefeitura de Parintins. A atividade conta com apoio ainda dos bumbás Caprichoso e Garantido, da empresa Cometais e de instituições de ensino superior do município.

 

 

O ator Victor Fasano foi até as filas das galeras dos Bois Caprichoso e Garantido, neste domingo (30/06), para orientar os torcedores quanto à destinação dos resíduos sólidos. Ativista socioambiental, o artista aderiu à campanha Dois pra lá, Dois pra cá, do Governo do Estado, que promove o primeiro Festival Folclórico de Parintins com coleta seletiva.

 

Fasano visitou as galeras acompanhado de catadores de lixo do município, de voluntários e de equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O grupo foi até os torcedores explicar sobre a campanha e orientar sobre os 48 ecopontos instalados no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), entorno e nos principais pontos que recebem turistas na Ilha Tupinambarana.

 

Foram distribuídas ecobags (bolsas reutilizáveis) para a galera, onde deverão ser colocados os resíduos sólidos para dar destinação nos ecopontos. A equipe da campanha orientou ainda que, após o Festival, os torcedores utilizem as bolsas para fazer supermercado e feira, reduzindo o uso de plástico no município.

 

É impossível pensar em uma festa como esta no coração da Amazônia sem pensar no meio ambiente, então todos que participam precisam ser conscientes e cuidar desse nosso patrimônio. Conversamos com os torcedores sobre a importância de coletar os resíduos e promover a reciclagem, destacou Fasano.

 

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, anunciou que a iniciativa deverá continuar nos próximos festivais. Estamos fazendo uma primeira experiência e avaliaremos todos os acertos e melhorias, para aprimorar a ação. Parintins precisa de iniciativas como estas, e é possível transformar o Festival em uma referência quando se pensa em uma festa amiga do meio ambiente, afirmou.

 

O nosso objetivo é plantar essa semente para que o trabalho prossiga após o Festival e que vire uma ação regular. Parintins é o segundo maior município do estado, por isso se faz necessário que também sirva de exemplo para outros no quesito do tratamento dos resíduos, reforçou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

 

Coleta no Bumbódromo

Além de atuar na cidade, os catadores de lixo estão coletando os resíduos recicláveis também no Centro Cultural de Parintins, onde acontecem as apresentações do Festival Folclórico.

 

A catadora Tereza Casemiro ressaltou o apoio da população. Com a educação ambiental, o povo já está nos ajudando, mas ainda tem muita gente que joga material reciclável no lixo comum. Esperamos que isso mude, pois é bom para a cidade, para o catador e para o meio ambiente, disse.

 

A campanha "Dois pra lá, Dois pra cá" é promovida por Sema e Ipaam, em parceria com a Prefeitura de Parintins. A atividade conta com apoio ainda dos bumbás Caprichoso e Garantido, da empresa Cometais e de instituições de ensino superior do município.

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença