Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
17/02/2019 | 01:17 - Pará / Turismo

AM . Praias que passam por estudos de balneabilidade estão com águas excelentes para banho

Divulgação

O relatório segue os requisitos determinados pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274 de 2.000, considerando os parâmetros microbiológicos, físicos e de temperatura, indicadores de qualidade das águas. A norma do Conama trata especificamente da qualidade das águas doces, salobras e salinas destinadas à balneabilidade avaliando as categorias como "Própria" ou "Imprópria", sendo que as águas consideradas próprias poderão ser subdivididas em "Excelente, Muito Boa e Satisfatória".

 

Desde 2015, ocorre em Santarém o monitoramento de balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós. Nos dois anos e dois meses da atual gestão, das cinco campanhas já realizadas, todas apresentaram águas próprias e excelentes para banho. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e executada, atualmente, pela Conágua Ambiental.

Dentre as praias que passam pelos testes estão Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã, além de Alter do Chão onde são realizadas seis coletas em pontos diferentes: Rio Tapajós (canal principal), Praia do Cajueiro, Orla (escadaria), Orla (parte final), Praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Praia da Ilha do Amor.

O relatório segue os requisitos determinados pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274 de 2.000, considerando os parâmetros microbiológicos, físicos e de temperatura, indicadores de qualidade das águas.


A norma do Conama trata especificamente da qualidade das águas doces, salobras e salinas destinadas à balneabilidade avaliando as categorias como "Própria" ou "Imprópria", sendo que as águas consideradas próprias poderão ser subdivididas em "Excelente, Muito Boa e Satisfatória".

Ao todo, são coletadas 55 amostras, sendo cinco coletas em cada ponto com intervalos de 24 horas, considerando os dias de maior fluxo de banhistas. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença