Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
17/02/2019 | 01:10 - Amazonas / Meio Ambiente

AM . Governo planeja criação de sistema para combate a incêndios florestais

Divulgação

Para o chefe do departamento de preparação e assistência pós-desastre da Defesa Civil do Amazonas, major Adson Ferreira, a parceria faz com que as possíveis limitações de cada órgão possam ser supridas com o serviço de outros. A Sema tem a capacidade de captar recursos, mas precisa de apoio de órgãos executores. Assim, o Corpo de Bombeiros atuará com as ações relacionadas a queimadas, a Defesa Civil entra com capacitação, prevenção e orientação, contribuindo para o projeto como um todo, e o Ipaam com fiscalização ambiental, completou.

 

O Governo do Estado iniciou o planejamento para a criação de um sistema de controle e comando integrado para o meio ambiente. A estratégia foi discutida em reunião, nesta sexta-feira (15/2), entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Defesa Civil do Amazonas. As instituições articularam também ações conjuntas de prevenção a incêndios florestais e de mitigação a possíveis grandes eventos hidrometeorológicos.

 

Os representantes dos órgãos discutiram a necessidade de integrar as ações já realizadas por cada instituição, individualmente. A Sema, por exemplo, possui a Sala de Situação do Estado do Amazonas, que conta com uma série de recursos e equipamentos sofisticados para monitoramento hidrológico, meteorológico e suporte para prevenção de eventos críticos tais como inundações, secas, tempestades e queimadas. Já o Ipaam, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam com ações de educação ambiental e mitigação aos efeitos destes eventos. O objetivo é desenvolver um planejamento integrado que diminua os impactos para a população.

 

A integração entre secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado tem sido uma determinação do governador Wilson Lima para que a gente possa aumentar o impacto das ações na vida do cidadão. Estamos todos unidos para que tenhamos resultados ambientais qualificados para o estado, buscando reduzir o desmatamento que tem avançado nos últimos anos. Esta é uma meta do Governo do Estado, destacou o secretário de meio ambiente, Eduardo Taveira.

 

Agora, as instituições iniciarão um grupo de trabalho para definir um acordo de cooperação técnica entre as pastas. A equipe será responsável também por desenhar um projeto que será submetido ao Fundo Amazônia, mecanismo gerenciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamento de ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia.

 

Em discussão com o Fundo Amazônia, eles já se mostraram favoráveis a apoiar o fortalecimento e ampliação das ações de prevenção e combate a incêndios e queimadas não autorizadas, visando a prevenção e combate ao desmatamento e a degradação florestal na Amazônia Legal. Cientes das dificuldades que o Governo do Estado está tendo com o rombo orçamentário que foi deixado por gestões passadas, nós gestores públicos estamos buscando captar recursos, ir atrás de novas fontes, para que a política permaneça sem prejudicar a população, reforçou Taveira.

 

O comandante-geral do CBMAM, coronel Danizio Valente Gonçalves Neto, apresentou aos órgãos ambientais uma viatura moderna adquirida pela corporação adaptada para o combate a incêndios florestais. Com tecnologia de resfriamento da cabine, a viatura pode entrar na área em chamas, protegendo o bombeiro, que controla os jatos dágua de dentro da própria cabine com um controle remoto. O equipamento possui ainda uma tecnologia de sucção de água de rios ou igarapés, tornando mais eficiente o trabalho em incêndios florestais.

 

Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui duas viaturas para incêndios florestais, em Manaus e Humaitá. O objetivo, com o projeto, é aumentar a presença da corporação no interior do estado e investir em mais equipamentos deste tipo. O Estado como um todo vai ganhar com esta parceria. Estes órgãos vão se unir para trabalhar em prol da sociedade, principalmente no que tange a incêndios florestais. Poderemos expandir para mais municípios no Sul do Amazonas, onde as taxas de desmatamento são maiores, ressaltou o comandante-geral da corporação.

 

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, reforçou que o órgão iniciará as ações de prevenção a queimadas em abril, antes do período no qual são registrados mais incêndios, buscando diminuir a incidência dos focos de incêndio. Todas estas entidades que estão aqui vão compor um único plano de trabalho para política de governo e para buscar fontes de financiamento externo. Este nosso planejamento conjunto será colocado em prática ainda este ano, disse.

Para o chefe do departamento de preparação e assistência pós-desastre da Defesa Civil do Amazonas, major Adson Ferreira, a parceria faz com que as possíveis limitações de cada órgão possam ser supridas com o serviço de outros. A Sema tem a capacidade de captar recursos, mas precisa de apoio de órgãos executores. Assim, o Corpo de Bombeiros atuará com as ações relacionadas a queimadas, a Defesa Civil entra com capacitação, prevenção e orientação, contribuindo para o projeto como um todo, e o Ipaam com fiscalização ambiental, completou.

 

Descentralização de ações para o interior - A Sema e Ipaam ofereceram também à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros a utilização dos centros multifuncionais ambientais no interior do Amazonas para a capacitação de brigadistas e outras ações de cunho educativo e preventivo.

 

Construídos em parceria da Sema e do Ipaam com a Cooperação Financeira Brasil/Alemanha, administrada pela Gopa (Cooperação Técnica Internacional), os centros multifuncionais visam descentralizar a gestão ambiental estadual. A Sema e Ipaam possuem centros multifuncionais em Parintins, Apuí e Humaitá, e estão concluindo as obras de mais uma unidade em Boca do Acre.  

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença