Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS VÍDEOS RÁDIO
notícias
08/05/2018 | 09:46 - Amazonas / Educação

AM . Evento internacional destaca trabalho de ensino integral desenvolvido pela Prefeitura

Lton Santos / Semed

Cmei Hermann Gmeiner foi a primeira escola da região norte a ter um Espaço Sonoro/Quintal Musical. O espaço funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana, das 7h às 17h, e além de ser usado pelos alunos do centro, também está disponível para as outras unidades de ensino e projetos que funcionem dentro da Aldeia SOS, assim como por toda a rede municipal de ensino para realização de atividades pedagógicas, usando a musicalização.

 

O evento teve início neste domingo, 6/5 e se estende até a próxima sexta-feira, 11, na cidade Reggio Emilia, no norte da Itália. A cidade é referência mundial em educação da primeira infância. O evento é promovido pela rede Solari Brasil, em parceria com a Reggio Children e Centro Internacional Loris Malaguzzi e reunirá profissionais de educação de 31 países latino-americanos. Além de Manaus, a escola irá representar a região norte do Brasil.

 

 

O Cmei é primeira unidade da rede municipal na Educação Infantil que adotou a Educação Integral e a concepção de escola democrática, como metodologia de ensino para crianças de 4 e 5 anos. No fim de 2017, a unidade recebeu da rede Solari Brasil, o reconhecimento pelo trabalho diferenciado e inovador na primeira infância. “Estamos muito felizes por mais este reconhecimento. São iniciativas como esta, de uma escola exemplar, que mostram como é possível engrandecermos cada vez mais nossos alunos de conhecimento e boas práticas”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

O evento

O Grupo de Estudos permitirá a troca de experiências em práticas educativas com escolas que são referências mundiais na Educação Infantil. As professoras vão poder apresentar as mudanças vivenciadas nos últimos três anos com a implantação da Educação Integral.

 

Entre essas mudanças serão expostas a troca do método de ensino, que atualmente valoriza e respeita a criança, a troca da sala de aula tradicional por espaços educacionais, onde acontecem aulas interativas, com brincadeiras que trabalham habilidades e competências, o ensino regular diferenciado, aliado a estratégias pedagógicas que buscam respeitar e valorizar a criatividade das crianças, como explicou a gestora da unidade, Zilene Trovão.

 

“Vamos mostrar, por exemplo, que saímos do sistema de ‘apostilamento’, e hoje trabalhamos nos espaços de aprendizagem, saímos não só da sala de aula, como dos muros da escola, além de atuarmos com diversas parcerias”, informa.

 

Segundo a professora Ariana Nunes, o momento será importante para absorver novos conhecimentos e, desenvolver novos métodos de ensino.

“A minha expectativa é de renovação metodológica. Poderei rever minha prática pedagógica a partir da troca experiências com educadores de outros países”, observa.

 

Pioneirismo

O Cmei Hermann Gmeiner foi a primeira escola da região norte a ter um Espaço Sonoro/Quintal Musical. O espaço funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana, das 7h às 17h, e além de ser usado pelos alunos do centro, também está disponível para as outras unidades de ensino e projetos que funcionem dentro da Aldeia SOS, assim como por toda a rede municipal de ensino para realização de atividades pedagógicas, usando a musicalização.

 

O espaço possui instrumentos musicais feitos de material reciclado e colhido da natureza como violão, tamborim, tambor, flauta, gaita, entre outros, que podem e serão usados durante as atividades escolares, como forma de proporcionar um ensino diferenciado e mais atrativo aos alunos.Os resultados do trabalho de ensino integral desenvolvido há três anos, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeine, Alvorada, zona Centro-Oeste, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão apresentados, ao longo desta semana, durante a 12ª edição do Grupo de Estudos da América Latina, na Itália. As professoras Ariana Nunes, Maria Estela Nepomuceno, Paula Vasconcelos e a gestora da unidade Zilene Trovão serão as representantes da escola e irão apresentar aos participantes do evento, de várias partes do mundo, o trabalho que vem sendo realizado, após o Cmei adotar a Educação Integral no ensino dos seus 422 alunos da Educação Infantil. 

Semed

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2018 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença