Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
08/04/2019 | 19:41 - Amazonas / Economia

AM . Em coletiva de imprensa, Superintendente da Suframa faz balanço dos quase dois meses na autarquia

Divulgação

No primeiro mês de trabalho, a principal ação efetuada pelo superintendente foi a realização de diversas visitas de cortesia, audiências e reuniões com entes federais, estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos de controle, empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), entidades de classe, representações diplomáticas e meios de comunicação, entre outros, com o objetivo de apresentar a proposta de gestão para a SUFRAMA e viabilizar um alinhamento eficaz e construtivo da autarquia com seus principais parceiros institucionais.

 

O superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, completa no próximo dia 15 de abril dois meses à frente da autarquia. Nesse período, Menezes tem buscado implementar gradualmente uma gestão centrada em planejamento e fiscalização, a fim de concretizar com a maior brevidade e eficácia possível a missão com que assumiu a SUFRAMA: resgatar o protagonismo da instituição no cenário regional e nacional.

No primeiro mês de trabalho, a principal ação efetuada pelo superintendente foi a realização de diversas visitas de cortesia, audiências e reuniões com entes federais, estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos de controle, empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), entidades de classe, representações diplomáticas e meios de comunicação, entre outros, com o objetivo de apresentar a proposta de gestão para a SUFRAMA e viabilizar um alinhamento eficaz e construtivo da autarquia com seus principais parceiros institucionais.

Outro destaque no período foi a participação, no dia 16 de março, de sessão solene na Câmara dos Deputados em prol da comemoração dos 52 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e, no dia 20 de março, de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal para discussão sobre as diretrizes, programas prioritários e ações da SUFRAMA e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) previstos para os próximos anos. Menezes aproveitou as duas ocasiões e outras agendas cumpridas em Brasília não apenas para representar a autarquia na capital federal, mas também para estreitar relações com bancadas parlamentares de Estados inseridos na área de abrangência do modelo ZFM, como Amazonas, Rondônia e Acre, e com a Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, ao qual a autarquia é vinculada.

A interlocução próxima e direta entre a SUFRAMA, a Sepec e o Ministério da Economia, por sinal, tem possibilitado avanços importantes na discussão de temas estratégicos para a região, com destaque, especialmente, para a adoção de medidas que objetivam destravar, desburocratizar e acelerar a aprovação de Processos Produtivos Básicos (PPBs). Como resultado direto das interlocuções da autarquia junto ao governo federal acerca deste tema, a necessidade de agilização na fixação de PPBs da Zona Franca de Manaus foi incluída entre as medidas do Programa “Simplifica” do Ministério da Economia, que integra um conjunto de quatro grandes planos que serão executados em até 360 dias com o objetivo de aumentar a produtividade e o emprego e tentar aprimorar a atividade econômica no País.

Outro exemplo do prestígio que a SUFRAMA desfruta atualmente com o governo federal foi o convite feito ao superintendente Alfredo Menezes para que compusesse a comitiva presidencial que esteve em Israel, no período de 31 de março a 4 de abril, com vistas à atração de investimentos e intercâmbio de conhecimentos. Além de visitar institutos referenciados de alta capacidade tecnológica e divulgar o modelo Zona Franca de Manaus e as potencialidades da biotecnologia amazônica nos eventos em que participou, Menezes também conseguiu acertar a vinda de uma comitiva de empresários israelenses de diversos segmentos a Manaus, no mês de junho, para que possam conhecer o PIM e discutir possibilidades de negócios na região.

Doutor em Planejamento e com experiência robusta no campo da logística regional por conta de sua carreira no Exército Brasileiro, Menezes também tem dado atenção total a este tema no início de sua gestão. No momento, a SUFRAMA está colaborando ativamente com ações que buscam a viabilização de rotas de integração logística e comercial com o Peru, via porto de Paita, e com o Equador, através do porto de Manta, ambas pelo Oceano Pacífico. Outra ação tem sido o envolvimento direto da autarquia nas tratativas para a liberação da rodovia federal BR-319.

Visita presidencial

Sobre a vinda do presidente Jair Bolsonaro a Manaus, que havia sido anunciada para este mês, o superintendente explicou que a mesma teve que ser postergada em virtude da concentração total do governo federal no tema da Reforma da Previdência e, ainda, da vontade de Bolsonaro de construir uma agenda mais ampla em que possa fazer anúncios importantes para o Amazonas. "Iremos ainda desenhar uma próxima data, mas creio que a vinda do presidente irá ocorrer dentro dos próximos 30 a 45 dias. Isso nos permitirá também unir agendas para realizar algumas entregas no Estado, como, por exemplo, a definição de um novo formato para os PPBs, o descontingenciamento de recursos da autarquia e os avanços na BR-319, entre outras", disse Menezes durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (8) na sede da SUFRAMA.

Balanço

Para o superintendente, o balanço de quase dois meses de trabalho à frente da autarquia é positivo e a expectativa é de que as ações ganhem maior efetividade e amplitude nos próximos meses. “Quando assumimos a SUFRAMA, sabíamos que os desafios eram muitos, mas com muita humildade, vontade e seriedade viemos aqui para prestar nossas contribuições e cumprir a missão que foi dada. Estamos certos de que contamos com o apoio do governo federal, dos nossos servidores e de todos os nossos parceiros, sejam empresas, órgãos públicos ou entidades de classe, para concretizar esse trabalho em prol da sociedade”, disse Menezes. 

Suframa

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença