Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
08/05/2019 | 11:49 - Amazonas / Cidades

AM . Detran-AM lança Maio Amarelo com mutirão de CRLVs e emissão de credencial para vagas especiais

Divulgação / Detran-AM

A programação acontece das 8h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores. A entrega de CRLVs será feita das 8h às 18h. Além da documentação, a iniciativa terá ações educativas para crianças e adultos, além de promover discussões envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.

 

Programação acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, nesta quinta (9/5) e sexta-feira (10/5)

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza, nesta quinta (9/5) e sexta-feira (10/5), uma programação alusiva ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A ação contará com mutirão para entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem agendamento, e emissão de Credencial para Vagas Especiais de Estacionamento, por meio de parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

 

A programação acontece das 8h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores. A entrega de CRLVs será feita das 8h às 18h. Além da documentação, a iniciativa terá ações educativas para crianças e adultos, além de promover discussões envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.

 

As atividades na ação do Maio Amarelo incluem fóruns temáticos para discussão de temas como “Repercussão dos Acidentes de Trânsito na Saúde”, “Segurança Viária”, “Municipalização do Trânsito no Interior”. Os encontros terão a participação de diversas instituições, entre elas o Ministério Público, organizações da iniciativa privada, e membros do sistema de sistema de segurança, saúde e trânsito.

 

O objetivo é o desenvolvimento de ações que futuramente possam ser implementadas como políticas públicas, refletindo na redução do número de vítimas de acidentes de trânsito.

 

A programação abrange ainda palestras no setor de Educação do Detran-AM, que irão abordar temas diversos, entre eles Segurança no Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros.

 

Entrega de CRLV – Para receber o CRLV no local, o usuário deverá pagar as taxas de licenciamento (IPVA, Taxas do Detran-AM, Seguro DPVAT e multas, se houver, e outras taxas necessárias) com no mínimo 24h de antecedência. Proprietários de veículos com licenciamento em atraso não poderão receber o documento sem antes ter feito a vistoria veicular. Veículos com mais de 15 anos também precisam passar pela vistoria.

 

Além do pagamento das taxas, o usuário deverá apresentar os documentos necessários para a retirada do CRLV. A lista pode ser conferida no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) – basta selecionar a guia “Carta de Serviços” e buscar as opções “Recebimento de CRLV”. Os usuários que realizarem agendamento para retirada do documento no local serão atendidos nos respectivos horários. A entrega do documento sem agendamento será feita das 8h às 18h, nos dois do evento.

 

Vagas especiais – O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais de estacionamento é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e para pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes. A emissão do documento na programação do Maio Amarelo será feita das 8h às 14h, nos dois dias do evento. A emissão do cartão é gratuita.

 

Para obter o documento, emitido pelo Manaustrans, os idosos apresentam identidade, CPF e comprovante de residência. Pessoas com deficiência apresentam os mesmos documentos e, ainda, o laudo médico atualizado. Os beneficiados podem ainda ser representados por parentes identificados (identidade e CPF). Outras pessoas devem apresentar procuração.

 

Clubinho Honda

A Moto Honda da Amazônia Ltda irá disponibilizar o “Clubinho Honda”, um espaço voltado a crianças de 4 a 7 anos que reproduz uma cidade e seus principais elementos de trânsito. A instalação conta com brincadeiras lúdicas e educativas, além de monitores especializados que irão orientar as crianças.

 

Maio Amarelo

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da iniciativa é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, organizações da sociedade civil, entre outras.

 

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, promover o engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

 

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença