Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
08/01/2018 | 14:05 - Amazonas / Tecnologia

AM . Cetam inicia implantação de cursos voltados para a Indústria 4.0

Ribamar Xavier / Cetam

Entre as turmas do curso de Mecatrônica com ênfase na Indústria 4.0, o Cetam prevê a oferta de uma específica para deficientes auditivos. Os profissionais com algum tipo de deficiência, seja auditiva ou visual, exercem funções limitadas no Polo Industrial de Manaus. O Cetam vai ajudar a mudar esta realidade, concluiu o professor José Augusto. Os cursos, vagas e formas de ingresso nos novos cursos do Cetam deverão ser anunciados até o fim de Fevereiro.

 

Atento às necessidades do mercado e no intuito de preparar profissionais para as demandas da indústria, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) inicia em 2018 a implantação de cursos voltados para a robótica e controle de processos industriais.

 

O objetivo é formar profissionais que estejam aptos a manusear e controlar as novas tecnologias da Indústria 4.0, que aliam automação industrial, robótica e controle do sistema de produção de forma remota.

 

Segundo o diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto, as propostas de cursos estão sendo estudadas e amadurecidas. Temos uma previsão que a partir de março possamos oferecer cursos nessa área, fortalecendo nosso Eixo Tecnológico, e nos alinhando com as tendências do mercado de trabalho, de acordo com o previsto no plano de trabalho do governador Amazonino Mendes, disse.

 

No último dia 5 de janeiro, o diretor-presidente recebeu no Cetam, o professor e especialista em robótica, Manuel Cardoso, que fez uma demonstração do braço robótico, uma das opções que podem ser utilizadas no ensino sobre controle e automação.

 

Para o diretor-presidente, as novas tecnologias exigirão novos perfis profissionais. Neste momento de inovação pelo qual o mundo está passando, o Cetam está engajado em acompanhar a quarta revolução industrial, onde a tecnologia exige profissionais capacitados para guiá-la, afirmou.

 

Entre as turmas do curso de Mecatrônica com ênfase na Indústria 4.0, o Cetam prevê a oferta de uma específica para deficientes auditivos. Os profissionais com algum tipo de deficiência, seja auditiva ou visual, exercem funções limitadas no Polo Industrial de Manaus. O Cetam vai ajudar a mudar esta realidade, concluiu o professor José Augusto. Os cursos, vagas e formas de ingresso nos novos cursos do Cetam deverão ser anunciados até o fim de Fevereiro. 

Fonte: SECOM

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2018 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença