Assembleia Legislativa do Amazonas Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Economia Educação Energia Esporte Eventos Meio Ambiente
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
06/02/2019 | 10:33 - Amazonas / Cidades

AM . Café com a Imprensa. Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque receberá jornalistas e profissionais .

Divulgação - MP

A Procuradora-Geral fará uma breve apresentação sobre programas como o Recomeçar, o Nupia - Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas, e o Plid Amazonas, Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas.

Na próxima quinta-feira, 07 de fevereiro, às 9:30 h, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas, a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque receberá jornalistas e profissionais da imprensa amazonense para um café da manhã.

O objetivo do encontro é apresentar alguns programas e linhas de atuação a serem desenvolvidos pelo MP-AM ao longo de 2019 pela nova gestão, além de estreitar o diálogo entre a Procuradoria-Geral de Justiça e os veículos de comunicação atuantes no Estado.

A Procuradora-Geral fará uma breve apresentação sobre programas como o Recomeçar, o Nupia - Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas, e o Plid Amazonas, Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas.

Na oportunidade, membros do Ministério Público que atuam em diversas áreas em que o MP-AM tem atribuição estarão presentes para tirar dúvidas ou falar sobre o trabalho desenvolvido pelo MP nas Promotorias de Justiça especializadas.

Plid

Amazonas:

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) deu início, no último dia 8 de outubro, à implementação do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas. Instituído por meio do Ato nº 276/2018/PGJ, o Plid-Amazonas materializa o esforço do MP amazonense para tornar mais efetiva a localização de crianças, jovens e adultos desaparecidos no Estado. O programa será gerido por meio do Núcleo de Localização e Identificação de Desaparecidos, coordenado pela Promotora de Justiça Lucíola Valois Coelho, que é a representante do Ministério Público Estadual na Região Norte, no Comitê Nacional do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos no âmbito do Ministério Público Brasileiro (Sinalid).

O programa tem caráter permanente e visa aperfeiçoar a atuação do MP-AM em defesa da cidadania plena, promovendo uma interação com a sociedade e órgãos de imprensa, por meio de campanhas de divulgação do Sinalid/Plid-Amazonas e de prevenção ao fenômeno social do desaparecimento. O programa visa, ainda, a realização de busca de pessoas desaparecidas, além de ofertar apoio aos órgãos de execução com atribuição na matéria, quando solicitado.

Programa Recomeçar: O Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Psicossocial – Recomeçar foi criado em 2016, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, para oferecer subsídio ao trabalho dos Procuradores e Promotores de Justiça.

Com um olhar humanizado, o Programa atua no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, bem como no atendimento de demandas das Procuradorias e Promotorias no desenvolvimento das ações ministeriais que visem assegurar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Desde a sua criação, o Recomeçar já atuou em 143 casos oriundos de diversas Promotorias de Justiça. Os casos envolvem temas como: alienação parental, disputa de guarda, abandono de incapaz, abandono e negligência de idosos e pessoa com deficiência, interdição civil, entre outras demandas.

Nupia: Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas. O Nupia vai atuar na implementação e adoção de mecanismos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, o processo restaurativo e as convenções processuais no âmbito do MP-AM.

Leda Mara Nascimento Albuquerque – Procuradora-Geral de Justiça

A nova Chefe do Ministério Público é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988), foi Delegada de Polícia com atuação na delegacia da mulher (93/95), é professora universitária da UFAM, Mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008), ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996. É Promotora de Justiça há 22 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins (1996) e, já na capital, assumiu a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça com atuação junto à 4ª Vara Criminal. Também exerceu atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM e os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2014/2018). 

MP

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença